Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nona edição da Arte Lisboa começa hoje

Feira sem vaidades
Nona edição da Arte Lisboa começa hoje
2009-11-18

Edição tem forte presença espanhola
A maior montra de arte contemporânea – Arte Lisboa –, em Portugal, abre hoje as portas às 18h, para a sua nona edição, que se realizará até dia 23 de Novembro, no Pavilhão 4 do recinto da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Este ano, com mais de 60 galerias, a edição é significativamente marcada pela presença de expositores espanhóis.


Enquanto referência no mercado em Portugal, a Arte Lisboa oferece aos galeristas a oportunidade de darem a conhecer ao público comprador, interessado na arte contemporânea nacional e internacional, obras de artistas emergentes e consolidados. Trata-se de uma ocasião única dada a notoriedade que a feira granjeou junto dos agentes do meio artístico e do público em geral, assim como fomentar o coleccionismo.

O programa social é especialmente desenhado para os coleccionadores convidados, onde estes “excêntricos” privados bem como membros e representantes de instituições e organizações que apoiam artistas contemporâneos através da promoção do coleccionismo, poderão visitar ateliers de artistas e conhecer informalmente a obra de criadores portugueses consagrados e emergentes.

Actividades paralelas

@@As actividades paralelas, que se dirigem igualmente a galeristas, comissários e correspondentes da imprensa internacional, acolhem diferentes eventos, visitas e encontros de interesse cultural que marcam a agenda das diversas instituições da Grande Lisboa, das quais se destacam espaços tão reconhecidos como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Berardo ou a recém-inaugurada Casa das Histórias de Paula Rego.

Paralelamente, no programa geral, núcleo central da feira que oferece um diversificado e plural panorama da arte contemporânea, há uma especial atenção para a presença de Espanha no «Project Rooms», que terá um espaço destacado no recinto, especialmente dedicado a divulgar a arte espanhola das últimas décadas.

A iniciativa, comissariada pelo espanhol Óscar Alonso Molina, curador independente e crítico de arte do jornal «ABC de las Artes», apresenta onze projectos artísticos desenvolvidos especificamente para esta ocasião por alguns dos mais interessantes estetas espanhóis, desde a década de setenta até à actualidade.

Debates

O costumeiro ciclo de debates também se mantém e terá início na sexta-feira, às 19h, com «Residências artísticas: “Oásis” para a criação?», moderado pela crítica de arte Sílvia Guerra, e contarão com a presença de artistas, historiadores e directores de centros de arte, entre outros.

Seguem-se, no sábado, pelas 17h, um debate intitulado «Museus, bienais, trienais... como contribuem para a notoriedade internacional e desenvolvimento cultural das cidades», e «Rosalux», agendado para as 19h e que apresenta uma iniciativa cultural existente em Berlim (Alemanha), que promove a internacionalização da arte portuguesa. O público em geral pode visitar a feira a partir de amanhã, das 16h às 23h.

Sem comentários:

Enviar um comentário