Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

domingo, 15 de novembro de 2009

"Dogtooth" é o vencedor do Estoril Film Festival


Veja o trailer do filme vencedor do Estoril Film Festival

"Dogtooth" é o vencedor do Estoril Film Festival

por Clara Silva, Publicado em 13 de Novembro de 2009 - Jornal i
O filme "Dogtooth" do realizador grego Giorgios Lanthimos era o grande favorito e acabou por vencer. Conheça todos os vencedores do festival e veja os trailers dos filmes



"Dogtooth", em grego "Kynodontas", foi o vencedor do grande prémio do Estoril Film Festival




"Dogtooth" já tinha surpreendido o júri do Festival de Cannes deste ano. A segunda longa-metragem do realizador grego Giorgos Lanthimos, de 36 anos, foi a grande vencedora do prémio Un Certain Regard da 62ª. edição do festival francês.

Esta noite, levou mais um prémio para casa, desta vez vindo do júri do Estoril. Na gala de encerramento do festival organizado por Paulo Branco, "Dogtooth" foi anunciado como vencedor do Grande Prémio do Estoril Film Festival.

O filme, que originalmente tem o nome de "Kynodontas", conta a história perversa de um homem que mantém a mulher e os três filhos trancados numa casa com muros muito altos, sem qualquer contacto com o mundo exterior.

Os vários prémios que "Dogtooth" coleccionou este ano já o apontavam como favorito. Além do júri de Cannes, o filme grego conquistou os festivais de cinema de Sitges, Sarajevo e Montréal

Paulo Branco preparou uma surpresa para a cerimónia de encerramento do Estoril Film Festival. Em homenagem à família de João Bénard da Costa, antigo director da Cinemateca portuguesa, a direcção do festival do Estoril decidiu dar o nome João Bénard da Costa ao prémio especial do júri. Os vencedores dessa categoria foram, em ex-aequo, o filme búlgaro "Eastern Plays?", de Kamen Kalev, e o sueco "The Girl", de Fredrik Edfeldt.

"First of All, Felicia" da Roménia (de Melissa de Raaf e Razvan Radulescu) ganhou o prémio Cineuropa. O premio para Melhor Curta Metragem foi para o polaco Rafal Skalski com "52 Procent". Jorge Jácome, da Escola Superior de Teatro e Cinema, obteve uma Menção Honrosa do júri.

Fecha-se assim a cortina da terceira edição do Estoril Film Festival que este ano trouxe personalidades como Juliette Binoche, David Cronenberg, David Byrne e Cindy Sherman.

Sem comentários:

Enviar um comentário