Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 21 de novembro de 2009

10 Mandamentos para as Pessoas Idosas

Leitores:
Porque todos caminhamos para o futuro e para a velhice, quero também deixar aqui dados para pessoas Idosas, que merecem sempre toda a minha consideração, espero que goste e que se tem familiares mais velhos que você, que os oriente, porque muitas vezes quando as pessoas estão paradas mentalmente acabam por chamar doenças como Parkinson, e Alzheimer.
Por isso é bom prevenirem para que depois não venham a ter estes problemas, nem você a ficar preocupado com os seus pais, nem eles, ao saberem que tem um filho que se preocupa muito com a sua saúde.
Bom fim de semana para todos,
Lénia




10 Mandamentos para as Pessoas Idosas

A qualidade de envelhecimento pode ser em parte influenciada por nós.
O envelhecimento ocorre ao longo da vida. Os factores genéticos e hereditários, do meio ambiente, os hábitos de vida e os comportamentos influenciam o envelhecimento. Com o passar do tempo ocorrem várias trnsformações que devem ser aceites com naturalidade mas que implicam a adaptação das pessoas a novas situações

Alguns agentes agressores podem influenciar o envelhecimento

O tabaco, o álcoll a poluição, o execesso de exposição ao sol, o sedentarismo, a vida agitada, o peso a mais podem contribuir para o parecimento da doença, para um envelhecimento cedo de mais e para o isolamento social.


Uma alimentação equilibrada
Tem muita influência na manutenção da nossa saúde, energia e vitalidade e diminui os riscos de aterosclerose, doenças cardiovasculares e cancro. Faça uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais. Use as gorduras com moderação e não abuse dos doces nem do sal. Beba água e não esteja muitas horas sem comer.

Proteja os seus ossos da osteoporose
Tenha uma alimentação rica em cálcio - o leite, o queijo e o peixe são bons exemplos. Faça passeios ao ar livre. Apanhe sol, mas proteja-se dos excessos.

Previna os acidentes e quedas
Ande regurarmente a pé e mantenha a actividade física. Utiliza calçado que não escorregue e procure ter boa alimentação em casa.

Construa todos os dias a sua autonomia
Continue a cuidar de si próprio (a) sozinho (a) enquanto puder. Cuidar de si ajuda a pessoas a manter-se mais saudável, equilibrada, autónoma e feliz. O treino é muito importante para manter todas as nossas funções. Faça planos para o dia-a-dia, organize as suas tarefas. Não se isole do contacto com os outros.

Treine a sua memória

A atenção e a repetição são factores importantes para fixar. Contar as suas recordações, falar com outras pessoas, conviver e estar a par das notícias, são estímulos importantes para manter ou melhorar as suas capacidades. Não mude as coisas dos sítios habituais, é mais fácil encontrá-las quando as procura.

Envelhecer saudável - prevenção é palavra de ordem
Faça controles médicos regulares, incluindo a observação dos seus olhos, dos seus ouvidos, dos dentes e próteses dentárias. Controle regularmente a sua tensão arterial.


Envelhecer no feminino e no masculino
As mulheres têm responsabilidade nos cuidados com a sua saúde em geral e em particular com o exame periódico dos seios e do útero. Os homens têm responsabilidade nos cuidados com a sua saúde em geral e em particular com o exame periódico da próstata.

Mantenha a comunicação com o mundo que o rodeia
A actividade física e intelectual reforçam a agilidade do espírito. Os órgãos dos sentidos são essenciais para comunicar. Melhorar a visão e a audição podem ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida.

É preciso contrariar o isolamento e a dependência
O isolamento é muitas vezes causa de sofrimento e de depressão. Mantenha um bom relacionamento com os seus familiares e vizinhos. Informe-se sobre os serviços mais próximos (centro de saúde, posto de enfermagem, farmácia) e ajudas úteis (tapetes antiderrapantes, apoios para a banheira ou para o chuveiro, ajudas telefónicas).

Para quem presta cuidados a pessoas idosas

A formação e a informação das pessoas sobre a melhor forma de cuidar, ajuda quem cuida e quem é cuidado. Os familiares que cuidam dos seus idosos devem poder dispor de tempo para ter cuidados consigo próprios. Pense antecipadamente nalgumas situações que podem ocorrer e como seria possível organizar-se para as resolver.
Dra. Maria João Quintela

Grupo de Intervenção Comunitária - Idosos, da FPC.

Sem comentários:

Enviar um comentário