Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 21 de novembro de 2009

Meditação para Jovens e Crianças-Recomendo-vos a lerem

Meditação para Jovens e Crianças
por Isabel Leal



A meditação é uma das técnicas mais simples das terapias complementares. É fácil compreender o conceito, não carece muito material, é difícil de praticar uma vez que, pede muita disciplina. A vida é impermanente. Para manter estabilidade perante a impermanência a pratica da Meditação é muito importante. Durante os momentos meditativos o cérebro trabalha na sua forma mais subtil e correspondente ao estado de descanso. É neste estado mental que nos encontramos mais calmos, serenos, controlamos melhor as nossas emoções e sentimentos.
Muito em breve, seremos um planeta onde a regeneração será automática, o Ser humano com consciência que é luz e energia, e todos os seus habitantes deixarão de evoluir pelo sofrimento. Para que tal aconteça, uma reforma implacável que pode até ser dolorosa para alguns, está já em movimento. Muitas pessoas estão a adoecer, outras ficam doentes mais facilmente. Existe uma maior preocupação com alimentação, o bem-estar, os tempos de descanso e lazer. A Meditação pode ser uma forma eficaz de apanhar este comboio de mudança. Crianças, jovens e adultos em conjunto precisam de bases e novos ensinamentos. .
Respeitar a vida, e ter bom controlo da sua própria vida é fundamental. Crianças que fazem Meditação trabalham o magnetismo, e como resultado ficam mais fortes. É resultado do bom trabalho energético que começa a crescer e a estar presente na aura. Desta forma, a criança atrai para si melhores situações e melhores pessoas. Ainda, a energia que o integra automaticamente, rejeita os episódios mais desagradáveis. .

A prática regular da meditação melhora disposição mental, a capacidade de concentração, o índice de concentração (o foco no estudo é completamente diferente) e a calma. Esta técnica pode ter benefícios práticos... além da concentração como já falamos, a disciplina pessoal, ou o bom funcionamento do sistema imunitário. O Ser humano fica mais saudável e menos cansado. Nasce a consciência real das capacidades, e promove melhorias no âmbito das relações humanas. Sozinho ou acompanhado, a escolha é sua.

A meditação aplicada as crianças e aos jovens é cada vez mais recomendada por todo o mundo. Eu dou aulas de meditação a crianças e jovens, em Lisboa e Porto. A meditação ajuda a minimizar, ou mesmo transformar, questões hoje tão faladas como falta de aproveitamento escolar, hiperactividade, défice de atenção, mau comportamento, distúrbios depressivos, dificuldades ou perturbações do sono e fortalecimento da auto-estima e auto-afirmação.
. Sempre que o estado meditativo é exercitado, o estado criativo abre-se e é desenvolvido. Por este motivo, além do exercício de meditação pode acontecer um conjunto de algumas actividades como construção de mandalas, pintura, moldagem, ou canto. Esta é uma área onde o Ser pode desenvolver a sua criatividade e tirar partido dela. .

A respiração é vida, saúde, bem-estar, alegria e boa disposição. Aprende por isso a respirar bem, pois pode ser útil em situações de emergência, acidentes, medo, stress, choro, ou qualquer desorientação. Esta técnica também é ensinada na meditação. .


Deixo um pequeno exemplo... sentado, sozinho ou em família, feche os olhos por uns minutos e concentre a sua atenção na respiração. Conforme inspira e para manter a mente calma, conte até 4 (1, 2, 3, 4). Expira e conta em contagem decrescente (4, 3, 2, 1). Experimente fazer este exercício antes de dormir por breves minutos e ao fim de algumas semanas os resultados serão visíveis. Pode ainda incentivar as crianças a faze-lo antes de começarem a estudar ou em dias de testes. .

Gostar e estimar o corpo físico, comendo bem, dormindo bem e tendo cuidado com uma disciplina regular de exercício é fundamental para que se sinta bem consigo mesmo. Na meditação são explicadas algumas técnicas de postura que facilitam a concentração e reduzem o stress. Para respirar bem e manter o corpo saudável este deve ter uma postura correcta e direita para que a coluna vertebral seja respeitada.

A música faz parte deste estudo. Sabendo que a musica é a forma de energia mais subtil que está ao nosso alcance, e com a qual pode beneficiar em diversos aspectos, como relaxar, acalmar, concentrar e animar o espírito, experimente cantar uma música alegre com letra construtiva e amorosa. Eleva a auto-estima e cria um clima de confiança.

Construir frases positivas para repetir enquanto medita estimula a auto-estima e a auto-afirmação. Numa folha de papel escreva frases positivas, de construção curta e que espelhem as suas vontades e objectivos.

As crianças precisam de exemplos activos e de boa consciência. Nascem mais inteligentes que nunca, com maior visão, e sabem enquanto almas, mais do que os pais e professores. A Meditação pode colocar todos no mesmo patamar de conhecimento e consciência, facilitando assim o processo de relacionamento. Quando falo de consciência, falo do conhecimento ao nível da alma. Em meditação a consciência superior abre, a visão do nosso interior e suas capacidades vai além da mente e dos
registos que esta guarda por vidas e vidas, vai além das emoções, dos sentidos.



É difícil para uma criança conseguir meditar por muito tempo seguido. Meditar por breves momentos, mas regularmente, é mais eficaz. O importante é a aprendizagem da disciplina e saber respeitar momentos de interiorização e de silêncio. O esforço do adulto em acompanhar a criança vale imensamente a pena. A criança torna-se mestre de si, da sua vida, fica mais independente e mais alegre.

O desenvolvimento gradual que ocorre com as aulas de Meditação tornam o carácter da criança mais sólido, e ajuda por isso a que ela atinja mais facilmente os seus objectivos. Um Ser que consegue atingir os objectivos que o fazem feliz e que são necessários, como boas notas na escola, é mais confiante e tem mais tempo para criar e pesquisar outras actividades ou conhecimentos.

Crianças que Meditam encontram dentro de si a segurança e a firmeza de propósitos e já não dependem tanto dos adultos. Tornam-se mais independentes e mais sábias nas suas escolhas. Ouvem a sua intuição com facilidade, e por esse motivo, estão mais protegidas. O amor desenvolve-se à medida que temos mais confiança, mais estabilidade. O Ser que se abre mais, que se conhece mais, considera-se mais feliz sozinho e em companhia do próximo.

O amor familiar e os momentos em família, deixam de ser mentais e passam a ser mais envolventes, porque é a mistura de razão e sentimento em equilíbrio, praticado por pais e filhos. Poucas famílias pensam nestes motivos e querem trabalhar em casa para criar crianças mais completas.

Todos os pontos mencionados fazem desta arte uma ferramenta poderosa que é a meditação. Fico a vossa espera!!! .
Isabel Leal

Isabel Leal

- Professora de reiki e meditação para crianças

- Formadora de reiki, meditação, karuna reiki, crystal healing para adultos
- Realiza Sessões de acompanhamento a famílias com crianças e jovens com casos de hiperactividade, défice atenção, sobredotados, perturbações do sono e mau aproveitamento escolar
- Apoio no lançamento e abertura de projectos educacionais (preparação de técnicos que trabalham com crianças)
- Palestrante
- Realiza atendimento particular em Lisboa, Porto e centro do país

- Escritora com os seguintes livros publicados:

Crianças de um Novo Mundo - Os Indigo

Crianças de um Novo Mundo - Os Cristal

Meditação para Crianças



Contactos:

Isabel Leal
+351938159613
email: criancasde1novomundo@yahoo.com
http://planetaisabel.no.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário