Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 31 de outubro de 2009

Como ter uma vida saudável, 16 dicas para se ter uma vida saudável

16 dicas para se ter uma vida saudável
Como ter uma vida saudável, 16 dicas para se ter uma vida saudável

1 - Você consome proteína vegetal (soja) ou carnes brancas (magras) com maior freqüência que carne vermelha?
A carne de frango e peixes de água salgada possuem menos gorduras e gorduras saturadas que a maioria dos cortes de carne vermelha ou de porco. É importante comer mais essas carnes no lugar de carnes com alto conteúdo de gordura como por exemplo: salsichas, bifes e assados; e também é importante equilibrar suas proteínas consumindo algum tipo de proteína vegetal, como a soja, diariamente.

2 - Você consome pelo menos 7 porções de frutas ou verduras de diferentes variedades e cores todos os dias?
É importante consumir, pelo menos 7 porções diárias de frutas e verduras para obter as fibras, vitaminas e minerais que esses alimentos contém. Ingira uma ampla variedade de frutas e verduras de diversas cores para obter várias substâncias que somente se encontram em plantas e que vão ajudar você a manter-se mais saudável.

3 - Você consome produtos derivados de cereais integrais (pães e massas de farinha integral, arroz integral) no lugar de massas comuns, arroz branco e pão branco?
Os grãos processados e refinados oferecem principalmente carboidratos com calorias vazias. É importante consumir, moderadamente, p grãos integrais de forma que você possa obter todos os benefícios que esses alimentos possuem, incluindo vitaminas, fibras e proteínas.

4 - Você come peixe do mar pelo menos 3 vezes por semana?
Os peixes do mar contém óleos saudáveis, Omega 3, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas quando são consumidos como parte de uma dieta saudável. Em geral possuem menor quantidade de gordura em comparação com outras carnes e isso pode ajudar a manter seu peso saudável.

5 - Você evita comer frituras, molhos, manteiga, margarina?
Os alimentos fritos, molhos, manteiga, margarina somam muitas calorias e gorduras saturadas, mesmo consumindo-os em pequenas quantidades. Como é difícil controlar as porções que são consumidas é melhor evitar sempre que possível esses alimentos.

6 - Você evacua seus intestinos todos os dias com facilidade?
Ter um bom funcionamento intestinal é importante para eliminar as toxinas do corpo, e uma eliminação saudável pode manter o equilíbrio do colesterol e outras gorduras do sangue. A constipação (gases) pode ser evitada consumindo 25g de fibra por dia de frutas, vegetais, cereais e bebendo de 6 a 8 copos com água, diariamente. Exercícios suaves e meditação também contribuem.

7 - Você realiza, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos 3 a 5 vezes por semana?
Realizar exercícios que estimulem seu coração, pelo menos 3 a 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, irá ajudar a manter o seu sistema cardiovascular saudável e reduzir o estresse.

8 - Você mantém um peso estável e adequado?
Você pode manter um peso adequado e saudável com atividade física freqüente e seguindo uma dieta baseada em proteínas magras, frutas, vegetais e porções controladas de alimentos integrais.

9 - Você tem tempo para preparar comidas balanceadas e variadas, ou prefere as comidas rápidas, sanduíches, alimentos congelados?
Dada a falta de tempo em nossas vidas, é tentador eleger comidas prontas ou rápidas, ou ainda, comer enquanto realizamos outras atividades. Existem muitos produtos práticos como vegetais pré-lavados para saladas, vegetais congelados, frutas pré-cortadas e até mesmo porções de comidas saudáveis e rápidas de preparar, mas é preciso bom-senso na hora de escolhê-las e consumi-las.

10 - Você controla a vontade de comer entre as refeições (beliscar)?
Comer entre as refeições frutas e vegetais é uma coisa, mas comer salgadinhos ricos em gorduras, ou alimentos ricos em açúcares pode ser uma indicação de estresse, aborrecimento ou mau-hábito. Experimente optar por alimentos mais saudáveis e, principalmente, um chá quente para ajudar a controlar o estresse.

11 - Você tem boa circulação ou apresenta retenção de líquidos, inchaços?
O excesso de peso pode ser, muitas vezes, apenas líquidos retidos. Os inchaços nas mãos e nos pés podem indicar que está acontecendo isso.

12 - Você tem energia e concentração necessária para superar os desafios diários?
Todos querem ter o máximo rendimento durante o dia. O exercício freqüente e o controle do estresse podem ajudar a dormir melhor e a sentir-se descansado e com energia ao longo de todo o dia.

13 - Você bebe pelo menos 8 copos com por dia?
Se você espera ter sede para beber água talvez já se encontre um pouco desidratado. Seu corpo precisa de água para diversas funções e estar bem hidratado o ajudará a manter sua pele e outros tecidos saudáveis.

14 - Você consome a quantidade diária de cálcio?
Homens = 1000mg
Mulheres até 50 anos = 1200mg
Mulheres acima de 50 anos = 1500mg
O cálcio é importante para a proteção óssea e ajuda a manter uma boa pressão arterial. As melhores fontes são produtos lácteos sem gordura e alimentos enriquecidos com cálcio. O ideal seria combinar a alimentação com suplementação de cálcio.

15 - Você está com os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial normais?
Com a pressão arterial elevada, os triglicérides e o colesterol podem desencadear doenças cardiovasculares graves. O exercício freqüente associado a uma dieta com pouca gordura e rica em vegetais, fibras e óleos saudáveis de peixe podem ajudar a controlar esses fatores.

16 - Seu café da manhã é nutritivo e balanceado todos os dias?
Há muito tempo a medicina destaca a importância da primeira refeição do dia. Especialistas em nutrição defendem que um bom e equilibrado café da manhã ajuda a emagrecer. Saiba porque: Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que um desjejum "equilibrado" e "saudável" deixa o organismo menos sensível à ação da insulina. Isso significa que, você está diminuindo a produção deste hormônio, conseqüentemente produzindo menos gordura. Eles também chegaram a conclusão de que, quem se alimenta a noite e permanece até o almoço do dia seguinte sem comer, não está emagrecendo e sim queimando massa muscular, pois ficando tantas horas sem ingerir nenhum alimento, o organismo estoca gordura e queima massa magra(músculo).

Outra pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, com 16.000 adultos, mostrou que os riscos de obesidade eram 4,5 vezes maiores entre os indivíduos que não tomavam café da manhã, do que entre os que faziam esta refeição adequadamente. Segundo estes especiaistas, o café da manhã ideal deve incluir uma boa fonte de fibras, proteínas e carboidratos de boa qualidade e de baixos teores calóricos, além de minerais essenciais para o correto funcionamento de nosso organismo. Com a ingestão desses nutrientes equilibrados, seu organismo estará saciado por mais tempo evitando, assim, os exageros na hora do almoço, bem como será estimulado a queimar mais gordura.

Fonte: www.controledepesonline.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário