Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 31 de outubro de 2009

Acupuntura: vantagens e desvantagens

Acupuntura: vantagens e desvantagens
Acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devido à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.

Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade da Acupuntura:

1 - Inúmeras possibilidades de aplicação.

É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independentemente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

2 -Diminuição do uso de medicamentos.

Atualmente, o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea e aumentando a resistência corpórea. Por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica.

Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico em relação ao tradicional método da alopatia.


3 - Simplicidade da instrumentação necessária.

Muitos equipamentos médicos são, hoje, difíceis de transportar. A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte.

4. Segurança no tratamento.

A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna.

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente muitos dos problemas que atingem o ser humano, como por exemplo a síndrome de abstinência de drogas. A Acupuntura, isoladamente ou associada a Fitoterapia, obtém melhores resultados que a alopatia.

A Acupuntura é hoje amplamente aplicada no Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo e em vários centros de saúde do SUS e tem-se demonstrado que em muitas patologias seu efeito tem-se mostrado inferiores ao uso de medicamentos, à cirurgia e a outras formas de tratamento

6. É método auxiliar no diagnóstico.

Muitas doenças são difíceis de diagnosticar. A sensação proveniente da aplicação das agulhas pode denotar alterações neurológicas. A localização do processo patológico pode também ser indicada pela resposta à estimulação de determinados pontos, o que auxilia o diagnóstico. Além do mais, se a doença é funcional, a Acupuntura, via de regra, traz melhoras evidentes, o que não ocorre se já houve lesão orgânica. Neste caso, ela serve como prova terapêutica.

7. Os aspectos desfavoráveis.

Podemos citar dois aspectos básicos que consideramos desfavoráveis à Acupuntura. Primeiro, o temor despertado pela próprias agulhas. Por isso, muitos outros métodos de estimulação tem sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas infelizmente ainda não se conseguiu os mesmos efeitos que as agulhas oferecem.

Em segundo lugar, a Acupuntura exige maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado.



Fonte: acupunturatai.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário