Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Lagoa Azul, Uma das Maravilhas da Ilha Grande-Brasil

Bem este é mais um destino de sonho, e aqui este blog que eu criei, quero-vos levar a bonitos sonhos, e a destinos de Paraíso, por isso deixo-vos aqui mais um destino e um texto de um destino de sonho, para começarem a planear as vossas férias de Natal e Ano Novo.
Espero que seja do vosso agrado, esta minha escolha, como as outras que vos deixo e vos deixei.
Confesso-vos que apartir de 2011, tenho depois 15 anos para explorar o Mundo todo, que esse é um dos meus objectivos, explorar em 15 anos todo o nosso planeta, e dar-vos a conhecer quer o meu país muito bem como o mundo.
Espero é ter sempre vida para isso, porque muitas das vezes quando nasce uma criança, é sempre mais complexo viajar 6 vezes por ano para o estrangeiro, e conhecer num só ano 20 destinos, por isso as pessoas que viajarem comigo têm que ser sempre bastante activas e ter uma boa capacidade física para conseguirem sempre acompanharem-me se viajarem comigo e com mais pessoas.

A todos quero-vos desejar um bom fim de semana,
Divirtam-se imenso,
Lénia




“Se o Paraíso existe, ele está próximo...” Disse Américo Vespúcio ao navegar com suas naus pelas águas da grande baía. Se ele tivesse mais tempo, descobriria que não estava enganado...

Com mais de 11% dos votos, a Lagoa Azul foi a Vice-Campeã na escolha das 7 Maravilhas da Ilha Grande.


Localizada na Freguesia de Santana, extremo norte da Ilha, ela é formada por um colar de ilhas (dos Macacos, Comprida, Redonda e a própria Ilha Grande). Devido à semelhança com Port Antonio, na Jamaica - lugar onde foi encenado o famoso filme “Lagoa Azul” na década de 80 – passou a ser denominada de Lagoa Azul.
O mergulho é inevitável... A emoção indescritível... Felizes são os que têm a sorte de comungarem a sós e com Deus, de tão soberba maravilha.

Este santuário de vida marinha é reservado ao seres sensíveis. Agito aqui só o do suave balouçar das marés, dos braços e pernas daqueles que têm o privilégio de mergulhar em suas águas de impressionante transparência; do coração, que bate mais forte ao flutuarmos sobre jardins de corais ou quando somos cercados por um cardume de peixes coloridos a nos beijar todo o corpo. Mergulhos memoráveis que nos fazem dar beliscões na própria pele para nos certificarmos de que não estamos sonhando.

Sua água azul-turquesa com peixes multicoloridos e sua beleza cinematográfica fazem da Lagoa Azul um dos lugares mais visitados e contemplados da Baía da Ilha Grande. Depois de contornar a bela Ilha dos Macacos, que dependendo da maré pode revelar minúsculas praias, somos recepcionados por alegres e agitados cardumes de peixes mal acostumados com as guloseimas oferecidas pelos turistas. A imensa piscina repleta de estrelas do mar, lulas, corais, peixes voadores e de várias outras espécies, tropéis de cavalos-marinhos e até ouriços do mar, surpreendem os turistas que ficam abobados ante tanta beleza.


Chegar lá só de barco. Ou então nadando, caso você saiba como fazer isso. A maneira mais fácil é a bordo de uma escuna. Da Vila do Abraão partem saveiros que levam os turistas para um passeio que dura o dia todo. No decorrer da travessia o espetáculo é de luz e nuanças impossíveis de serem reproduzidas por um pintor. Sem falar no contorno das rochas, algumas imitando elefantes, tartarugas gigantes e até feto.
A meio caminho, a imponência do Maciço da Serra do Papagaio, que separa o mar oceânico da tranqüila Enseada das Estrelas, quase não nos permite ver a estreita entrada para o Saco do Céu. Muitos ficam sem entender o porquê do barqueiro guinar o barco naquela direção onde só vemos a mata se debruçando sobre as rochas da encosta.

A surpresa não demora a aparecer e vemos surgir por trás de um pequeno morro que avança pela enseada, um imenso espelho d’água protegido dos ventos e cercado de mangue intercalado por fantásticas praias onde os nativos deslizam em suas canoas indianas levando turistas aos restaurantes que não possuem cais.
Um deles, em contraste com a exuberância da natureza, é muito simples... É quase uma palafita à margem do Saco – Mas que palafita!
Para se chegar nela você caminha num piso coberto de conchinhas ladeado por hibiscos de diversas cores. Suas cortinas rendadas nos passam a sensação de que estamos em algum pedacinho do céu olhando por entre nuvens as estrelas do mar, que de tantas, chegam a formar verdadeiras constelações.


Um sininho de cristal chama a deliciosa cerveja, a saborosa “anchova na canoa” ou pode nos derramar o pó de “Pirim-pim-pim” nos fazendo viajar à “Terra do Nunca”.
Outra parada obrigatória acontece no cais da Praia de Freguesia de Santana do Leste de onde se tem acesso a quatro praias idílicas e a monumental Igreja de Sant’Ana (avó de Jesus), erguida em 1796 e que em 1802 passou à categoria de Matriz.
No átrio da igreja estão espalhados diversos túmulos com singelos anjos a lhes proteger a eternidade.


Das quatro praias que compõem o cenário, duas ficam à direita. A primeira delas é a que você chegou (Freguesia de Santana do Leste). A segunda é a Praia da Baleia, que fica mais à direita e não é visível deste ponto. Para alcançá-la, basta seguir por uma trilha que contorna o mar até chegar na fronteira com a Ilha dos Macacos. As outras duas ficam do outro lado, passando pela igreja e seguindo uma trilha até a Praia de Baixo.
No final desta praia começa a trilha que dá acesso à Praia da Grumixama. Tão transparente, que não se não fosse o movimento das águas não daria para distinguir onde termina a areia do fundo e começa a da praia.



® Texto J. Bernardo
Fotos IlhaGrande.Org

Sem comentários:

Enviar um comentário