Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 10 de outubro de 2009

Exposição “Amália – Coração Independente” em dois museus de Belém com entrada gratuita

Exposição “Amália – Coração Independente” em dois museus de Belém com entrada gratuita


“Amália – Coração Independente” é o título da exposição que está patente ao público desde 6 de Outubro com entrada gratuita, na Central Tejo e no Museu Colecção Berardo, no âmbito das comemorações dos dez anos da morte da fadista.


A exposição, patente até 31 de Janeiro de 2010, está dividida em dois núcleos distintos, num total de 500 peças, entre fotografias, objectos pessoais da artista, fatos de cena, vestidos de palco, capas de álbuns, artigos de revistas e jornais, posters de concertos, obras plásticas de artistas contemporâneos e vídeos, que estão dispostos ao longo de dois espaços distintos, o edifício industrial da Central Tejo e o espaço de linhas direitas e de design do Museu Berardo – CCB, num projecto coordenado por Jean-François Chougnet, director do Museu Berardo.

O núcleo na Central Tejo apresenta um conjunto de peças dedicado à estrela que foi Amália. Vestidos de palco, jóias, relógios, capas de álbuns da fadista e vídeos relembram a grande artista e a maneira como aparecia em público.

No segundo núcleo, instalado no Museu Colecção Berardo – CCB, a abordagem é diferente, entra-se em contacto com a “Amália artista” e com o processo de construção da imagem de estrela e símbolo nacional. Este pólo é constituído por fotografias, quadros, posters de filmes, peças de vestuário utilizadas em filmes e no teatro, artigos sobre Amália, o busto da autoria do mestre Lagoa Henriques, filmes, vídeos, entre outras peças.

No fim do percurso expositivo existem peças de arte contemporânea das quais se destaca “O Coração Independente”, da autoria de Joana Vasconcelos, aqui apresentado pela primeira vez, nas suas três versões, vermelho, preto e dourado.

A exposição é acompanhada por textos explicativos nas paredes, no princípio de cada secção, em português e inglês, e é distribuído um folheto com mapa e textos em inglês, francês e português na entrada de cada museu.

A exposição pode ser visitada na Central Tejo, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 e no Museu Colecção Berardo – CCB, todos os dias das 10h00 às 19h00 e ao sábado das 10h00 às 22h00.

A exposição é da responsabilidade da Fundação Amália Rodrigues, em co-produção com o Museu Berardo e a Fundação EDP – Museu da Electricidade, também em parceria com o Museu Nacional do Teatro e com a editora discográfica Valentim de Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário