Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 10 de outubro de 2009

Experimentadesign 2009 até 08.11.09


Experimentadesign 2009





A ExperimentaDesign (EXD) é uma bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade.

Posicionando-se como uma plataforma dinâmica e arrojada, a EXD promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão. Age como pólo difusor de talentos emergentes e experimentação disciplinar em todo o espectro criativo, apresentando projectos e conceitos originais em diferentes formatos, desde exposições a intervenções urbanas, workshops e conferências. Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Bienal tem por objectivo transmitir conteúdo e incentivo tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico. A EXD programa possibilidades, aponta caminhos, gera intersecções e interrogações, num desafio aberto e inclusivo a participantes e público.

Realizando-se em Lisboa (desde 1999) e Amesterdão (desde 2008) com programas distintos em anos alternados, a Bienal envolve uma rede mundial de agentes dos mais diversos sectores, promovendo a inovação e criatividade como vectores de desenvolvimento sustentável a todos os níveis.

Na edição que assinala o seu 10º aniversário, a EXD introduziu o Warm-Up, um evento inédito que lançou o tema com um ano de antecipação, com uma grande exposição e conferência do arquitecto Peter Zumthor. Sob a égide de “It’s About Time”, a EXD propõe uma análise do tempo enquanto matéria, recurso e desafio: tempo para agir, tempo para colaborar, tempo para reflectir.

It’s About Time...
Como é que pensamos o tempo hoje em dia?
Como uma experiência subjectiva ou um conceito socialmente definido?
Um bem de luxo ou uma moeda de troca básica?

De certa forma, tudo nas nossas vidas se prende com o tempo, trata-se de um recurso essencial para qualquer pessoa ou actividade. Valorizamos o tempo, poupamo-lo, gerimo-lo, combatemo-lo. Para uns o tempo parece nunca chegar, para outros o tempo sobra.
Com a constante aceleração da vida contemporânea e a globalização, a comunicação acontece em temporeal, as decisões são instantâneas e a resolução de problemas resume-se a improvisos de última hora, em vez de soluções sustentáveis. Num mundo à beira do colapso ambiental e financeiro, existe uma necessidade premente de agir.

Mas será que pensamos antes de agir?
Está na hora de concentrar esforços numa reflexão madura e numa estratégia de mudança consistente. It’s About Time.
A ExperimentaDesign propõe traduzir o duplo sentido do tema de 2009 num programa que reflecte sobre o papel do tempo no design. Assim, lança-se um olhar sobre os múltiplos impactos do tempo nas disciplinas criativas e o modo como estas podem, por seu turno, contribuir para a formulação de novas noções de tempo e urgência. Como podem os criadores contemporâneos reconciliar a velocidade do nosso quotidiano com a necessidade de reflexão? É possível desenvolver um conceito de “design baseado no tempo”? Como lidar com as dimensões subjectivas e emocionais do tempo?
Os processos sociais têm vindo a conquistar uma posição preponderante no desenvolvimento de produtos e soluções, em áreas tão distintas quanto pesquisa
e investigação, open source e produção em regime comunitário. As ideias chave desta problemática estão intimamente ligadas às questões de tempo e urgência: improvisação, networking, partilha e desenvolvimento paralelo.

Está na hora. É tempo.

+ info

www.experimentadesign.pt



A ExperimentaDesign procura voluntários empenhados, enérgicos e apaixonados pelo design, a arquitectura e criatividade contemporânea. Junta-te à nossa equipa e colabora na preparação e concretização dos eventos da programação deste ano.

Perfil dos candidatos e descrição detalhada das funções:
— Assistente de exposição/sala [ + info ]
http://www.experimentadesign.pt/2009/pt/00-02-02.html

Sem comentários:

Enviar um comentário