Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

É DOMINADO PELAS EMOÇÕES?

É DOMINADO PELAS EMOÇÕES?
Já apresentámos o conceito do cérebro. O nosso cérebro emocional ou, em termos evolutivos, “ mamíferos” é a parte mais central do trio, localizada bem fundo dentro da capa protectora do córtex exterior. É mais antiga do que o aparelho cognitivo do córtex cerebral, pelo que os caminhos que dele partem excedem de longe o número dos que a ele chegam vindos do seu parceiro consciente e pensador. Isso não pareceria importante, pelo menos à superfície, porque se pensa que o cérebro emocional é completamente inconsciente. Só quando activado por algum estímulo é que as suas reacções passam para o cérebro consciente. Portanto, esse mecanismo relativamente pequeno mas praticamente inconsciente, chamado sistema límbico, influencia e molda o nosso comportamento de modo totalmente desproporcionado em relação ao tamanho. E, assim, é consideravelmente mais poderoso do que o seu vizinho muito maior, o córtex.
A maior parte dos nossos ímpetos e apetites passam por ou são originários dessa zona, que possui certo número de peças facilmente reconhecíveis.

Os estímulos que entram são geralmente registados no sistema límbico muito antes de alcançar o córtex por caminhos mais indirectos. Isto significa frequentemente que uma situação inesperada é resolvida antes de o córtex consciente reconhecer mesmo a necessidade de reagir.

As consequências das mudanças hormonais e neurotransmissoras instigadas pela zona límbica – como um aumento das pulsações ou uma subida da pressão arterial – acontecem um segundo antes de ser registadas conscientemente. Essas experiências são muitas vezes tomadas por emoções, em vez das originais comunicações directas do sistema límbico para o córtex. Não se trata apenas duma estratégia vital de sobrevivência, já que determina também grande parte do nosso comportamento inconsciente.

O trânsito entre o sistema límbico e o córtex faz-se em ambas as direcções mas, enquanto as estradas directas do sistema límbico para córtex são super auto - estradas com múltiplas faixas, o trânsito do córtex de volta ao sistema Límbico tem de se contentar com azinhagas e bem poucas, aliás. Isto significa efectivamente que as emoções é que mandam, no que diz respeito ao nosso comportamento inconsciente, e pouco podemos fazer a esse respeito, a não ser conhecermos o facto.

O Cérebro Emocional a sua constituição:
1 Tálamo: Permite usar simultaneamente a visão, a audição, o olfacto e o tacto. Transmite informações que entram às peças apropriadas do cérebro para serem processadas.
2- Hipotálamo: Regula constantemente o corpo para se adaptar às condições dentro do seu ambiente imediato
3- Hipocampo: Processa a memória a longo prazo, que transfere, no momento oportuno, para o cótex.
4- Amígdala: fabrica e regista o medo e a ansiedade, possuindo ainda um sistema de memória único./ se esta zona no cérebro do homem desaparecesse, jamais ele pensaria tanto em sexo
5- Putâmen - Controla as habilidades motoras familiares. Quando demasiado activo, pode provocar movimentos inapropriados em momentos inesperados



DESAFIO:
Avaliação
Costuma:

1. Zanga-se sem motivo?
2. Controlar as suas emoções
3. Dizer de repente as coisas que não fazia tenções de dizer?
4. Ter uma disposição tranquila
5. Gostar de ver filmes piegas?
6. Não ter súbitas mudanças de disposição
7. Ficar afectado pela disposição dos outros?
8. Achar as histórias tristes ligeiramente aborrecidas?
9. Identificar com facilidade a natureza de todas as suas emoções?
10. Manter-se calmo em situações inesperadas ou alarmantes?
11. Ter vagos sentimentos que não consegue identificar?
12. Raramente sentir-se chocado com as suas emoções inesperadas?
13. Achar que as suas emoções lhe dominam por vezes o raciocínio?
14. Achar fácil controlar os sentimentos?
15. Sentir-se por vezes subjugado por sentimentos inexprimíveis?
16. Gostar de analisar uma obra de arte para ver o que está por detrás dela?
17. Gostar dum quadro, mesmo quando os outros dizem que está mal pintado?
18. Desconfiar de alguns dos seus sentimentos mais disparatados?
19. Achar que as suas emoções o escravizam?
20. Achar que ser demasiado emocional é sinal de fraqueza?

Chave:
Se responder “ sim” a mais de 7 perguntas de número ímpar e “ não” a mais de 7 perguntas de número par, tem uma tendência definitiva para ser governado pelas emoções. Troque os “ sim” e os “ não” e terá uma distinta tendência para controlar as emoções.


Deixo-vos aqui também um blog de Fisiologia, para se conhecerem melhor, espero que gostem:

http://auladefisiologia.wordpress.com/category/conteudo-programatico-e-materias/

Já agora vocês acreditam que este Actor House que era tão saudável, como papel que representou acabou por vir a ter uma problema de pernas por imitar brilhantemente e por ser um excelente Actor.
Nem ele queria acreditar e mais acabou por estar demasiado tempo afastado do Filho e custou-lhe imenso que acabou por revelar que ia acabar a meses atrás com este trabalho que não conseguia estar tanto tempo longe da família, que ele é de Londres e estava nos EUA.
Bem espero que quando quiserem imitar algumas pessoa pensem antes de o fazer para não virem a ter depois os mesmos problemas.
Bom Ano a todos os Meus leitores,
Lénia

Sem comentários:

Enviar um comentário