Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

17/12/09 - Feira das Profissões e informação sobre o Projecto PEI para Imigrantes e Livros

17/12/09 - Feira das Profissões
O curso de Educação e Formação de Adultos de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade – que visitou recentemente a Cidade das Profissões –, promovido pela Associação de Socorros Mútuos Freamundense/Centro Infanto-juvenil António Freire Gomes, promove, no próximo dia 17 de Dezembro de 2009, das 14h30 às 23h, uma Feira das Profissões em Freamunde (local: Escola E.B. 2/3 de Freamunde), no âmbito do tema de vida que agora termina – Educação ao Longo da Vida.

O objectivo do evento é permitir aos formandos partilhar com a comunidade as competências que foram adquirindo ao longo do curso, e particularmente nos últimos meses, mas também sensibilizar os presentes para a importância de investir na formação pessoal e profissional ao longo da vida, o que se reflectirá, por certo, na sua empregabilidade.

A iniciativa será desenvolvida com o intuito de reflectir conjuntamente, educar, mudar ideias feitas e alterar comportamentos, proporcionando a todos um dia de lazer, de aprendizagem e de consciencialização para a importância de aprendermos sempre. Este é também um momento crucial para os formandas pensarem activamente o seu futuro próximo, revelando o seu espírito empreendedor, a sua proactividade e o seu dinamismo.


A Feira contará com a apresentação de 16 stands (um por formando), cada um com a sua área de actividade, contará ainda com momentos de informação, demonstração, animação, partilha de saberes e competências, e também com uma palestra realizada pelo Prof. Dr. António Nunes, doutorado em pedagogia e que há muitos anos trabalha com a Formação de Adultos.




Não perca este evento!






Projecto PEI



Em Portugal o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, ACIDI I.P., é o organismo público responsável pelo acolhimento e integração dos imigrantes na Sociedade Portuguesa. Tendo presente o enorme potencial dos imigrantes enquanto empreendedores por excelência e dando continuidade ao trabalho que o ACIDI.I.P tem vindo a desenvolver no apoio à iniciativa empresarial imigrante, foi lançado este ano o Projecto PEI "Promoção do Empreendedorismo Imigrante" (apoiado pelo Fundo Europeu para a Integração dos Nacionais de Países Terceiros - FEINPT), que tem como objectivo geral fomentar atitudes empreendedoras junto das comunidades imigrantes, com especial enfoque naquelas que residem em bairros de maior vulnerabilidade.

O PEI prevê a formação e capacitação de 10 grupos locais de imigrantes (ao todo, cerca de 120 pessoas), que tenham manifestado interesse em constituir o seu próprio negócio, e posterior apoio à implementação de micro-negócios, através do encaminhamento para medidas de apoio já existentes (IEFP, Microcrédito, apoios autárquicos, entre outros).

O PEI tem como metas o apoio à criação de 30 novos negócios, bem como o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de gestão empresarial, essenciais para a implementação de um negócio. Como complemento da formação dos potenciais empreendedores, pretende-se implementar um Programa de Mentores, com o objectivo de proporcionar um apoio mais prático através de executivo(a)s, empresário(a)s e profissionais experientes que conhecem o mercado e o ofício de gestão de empresas.

O apoio do(a) Mentor(a) permite:
• Apoio na definição estratégica do negócio, pelo conhecimento da região, do sector e do mercado;
• Experiência de gestão de um negócio proporciona uma visão mais empírica dos problemas e das suas soluções;
• Empresários/gestores no activo, reformados ou em formação, detêm uma rede de contactos que sendo partilhada com o empreendedor/a lhe pode ser extremamente útil;
• Pessoas que, pela sua experiência pessoal e profissional, detêm um conhecimento relevante para apoiar a integração profissional de imigrantes em Portugal.

PROJECTOS A APOIAR:- Área Alimentar (Joana Almeida, Mónica da Silva, Maria Vilhena e Olienes Nogueira)
- Área Beleza (Jacinta Furtado, Carla Duarte, Angelina Vieira e Milena Sampaio)
- Área Tecnológica (Marcio Teles Neves e Vasile Ciorcas)
- Área Educação / Cultura (Ieva Gliaudanskiene, Oleksandr Klyuchnikov, Celso Soares e Maria Albano da Silva)
- Área Energias Renováveis (Heorhiy Kudla e Miguel Pires Vieira)
- Área Saúde (Karla de Araújo Correia)
- Outros (Camélia Ramalho, Simbi Buana e Marcos Ferreira)

Para ser Mentor(a), envie-nos um email com as suas questões para pei@cnai.acidi.gov.pt e indique-nos:• O seu nome
• A Empresa/instituição em que exerce a sua actividade profissional (facultativo)
• O seu telemóvel e e-mail
• A região onde se encontra
• De quem gostaria de ser Mentor (matching)








Ser empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa.

Manuel Portugal Ferreira, João carvalho Santos e Fernando Ribeiro Serra

Edições Sílabo, 2008.




Estudo de casos: Usar, escrever e estudar

Manuel Portugal Ferreira e Fernando Ribeiro Serra

Lidel Edições Técnicas, 2009.



Marketing para empreendedores e pequenas empresas

Manuel Portugal Ferreira, Nuno Rosa Reis e Fernando Ribeiro Serra

Lidel Edições Técnicas, 2009




Gestão estratégica de organizações públicas

Fernando Serra, Manuel P. Ferreira, Maria Candida Torres e Alexandre Pavan

Conceito editora, 2009.







Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa


Manuel Portugal Ferreira, João Carvalho Santos e Fernando Serra

Editora Saraiva, 2009.

(edição brasileira)

Sem comentários:

Enviar um comentário