Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

WTM 2009: A luta por um lugar ao sol

WTM 2009: A luta por um lugar ao sol

Ruben Obadia
2 de Dezembro de 2009


Duas semanas após o fecho de portas do Excel London, o recinto onde decorreu a trigésima edição da World Travel Market, os números oficiais de visitantes ainda não são conhecidos. No entanto, é possível afirmar sem margem para muito erro que o certame deste ano sofreu os efeitos retardados da crise económica mundial, especialmente no Reino Unido com a desvalorização da libra. Essa mesma opinião foi corroborada por algumas das 52 empresas nacionais que marcaram presença no stand do Turismo de Portugal. De acordo com Nuno Ferrari, director de marketing e vendas da cadeia Olissipo Hotels, “este ano notou-se uma efectiva redução de participantes e, consequentemente, de contactos”. Pedro Ribeiro, director comercial dos Hotéis Dom Pedro, vai mais longe e classifica esta WTM como “uma das edições mais fracas de sempre” e explica: “O primeiro dia, a segunda-feira, já foi o segundo ano consecutivo que foi fraco, mas pela primeira vez a quarta-feira foi negativa em termos de visitantes profissionais, o que não é normal.” José Quintino, director geral da Intervisa, faz um comentário bem ilustrativo da situação: “Este ano até foi possível ir sentado no metro.”

Opinião ligeiramente contrária tem João Luís Moita, director geral da Citur, para quem “depois da quebra acentuada e do desânimo que estava latente na edição do ano passado, este ano sentiu-se que há sinais de uma certa retoma”.

Mas apesar de terem sentido uma retracção dos mercados durante a WTM, a realidade é que a presença continua a ser imprescindível. Por exemplo, para Nuno Ferrari, é importante “para divulgar ainda mais o crescimento da empresa. Com a aquisição recente do Lapa Palace, e a construção em curso do Olissippo Oceanos, é necessário cada vez mais darmo-nos a conhecer e aos projectos que aí vêm”. Aliás, segundo o mesmo responsável, dos três pedidos de cotação solicitados na feira, dois já se confirmaram, um resultado que considera positivo. Pedro Ribeiro também veio de Londres com uma mão cheia de contactos e clientes novos, especialmente no mercado espanhol, mas garante que a presença dos Dom Pedro é essencialmente institucional e também de relações públicas. Do lado da Citur esta feira continua a ser uma das que tem maior interesse. “Por um lado, tem um timing correcto para sentirmos o mercado; por outro, trata-se de um certame internacional e abrangente do ponto de vista das diversas segmentações do turismo e dos mercados emissores.”, explica João Luís Moita.

Presença portuguesa positiva

E quanto ao stand de Portugal, que avaliação fazem alguns dos profissionais “mais batidos” nas feiras internacionais do trade desta presença nacional? A única nota negativa foi dada pelo director de marketing e vendas dos Olissipo Hotels que considera ser “mais do mesmo”, justificando “ser necessário alterar a imagem cansada do nosso stand. A funcionalidade e a vontade de entrar devem imperar na futura filosofia do espaço”.

João Luís Moita, José Quintino e Pedro Ribeiro discordam.

O responsável dos Dom Pedro destaca “o excelente stand, quer em dimensão, quer em imagem, igualmente as áreas promocionais estavam bem representadas e de forma lógica.

Nada a apontar à presença do destino. Igualmente a comunicação à presença de Portugal estava bem feita e dava bastante destaque ao destino, sendo muito fácil encontrar o stand, quer pela comunicação quer pela localização/dimensão”. Além destas questões, José Quintino salienta também a “excelente equipa de apoio no catering”. Normalmente crítico João Luís Moita desta feita só tem elogios: “A representatividade do sector estava alargada e era de peso, o staff do TP esteve sempre disponível e imparável. Estivemos todos muito bem e sem dúvida que Portugal saiu mais uma vez dignificado como excelente destino turístico, que o é.”


Incoming

O mercado britânico

Foram mais de meia centena de empresas nacionais que marcaram presença no stand do Turismo de Portugal. Além destas, as sete Agências Regionais de Promoção Turística (Açores, Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa, Madeira e Norte) asseguraram a promoção internacional dos respectivos destinos.
No total a área ocupada por Portugal foi de 686 metros quadrados, num stand bastante semelhante ao do ano anterior onde a novidade foi a existência de um pequeno auditório com 40 metros quadrados que recebeu apresentações públicas da ARPT do Norte, Algarve e Açores.
Ao nível da promoção institucional o enfoque foi na campanha “Perfectly Priced”, para além do “Portugal: Europe’s West Coast”.

Recorde-se que em 2008 o mercado do Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor de turistas para Portugal, tendo sido responsável por 7,3 milhões de dormidas e gerado 1.640 milhões de euros. Estas cifras elevaram Portugal ao 5.º destino mundial de turistas britânicos, tanto em dormidas como em receitas. De acordo com um estudo da GFK Metris, invocado pelo TP, a atractividade de Portugal junto dos turistas britânicos cresceu no espaço de um ano, aumentando a percentagem de pessoas que dizem pretender fazer férias no nosso País em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário