Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um planeta gémeo da Terra dentro de 5 anos

Um planeta gémeo da Terra dentro de 5 anos
Ana Ganhão (06-09-10)

Um grupo de investigadores acredita que dentro de 5 anos se vão encontrar no Universo planetas semelhantes ao planeta Terra.

O astrónomo do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), Garik Israelian, juntamente com Michel Mayor e Nuno Santos, acredita que em menos de 5 anos se encontrará um planeta gémeo da Terra.

Este astrónomo está convencido de que dentro de 5 anos, se vão descobrir planetas semelhantes à Terra, que giram à volta de estrelas como o Sol. Quando isso acontecer, Israelian entrará num segundo nível de investigação que será detectar se existem biomarcadores que permitam decidir se existe ou não vida nestes planetas.

A existência destes biomarcadores pode ser determinada com a tecnologia de espectroscopia, através da qual se podem estudar as atmosferas destes exoplanetas e afirmar-se se têm ou não biosfera.

O primeiro nível de investigação foi descobrir exoplanetas, algo que Michael Mayor e Didier Queloz conseguiram em 1995, enquanto que o segundo será detectar planetas semelhantes à Terra e por fim o terceiro nível será investigar as atmosferas desses planetas.

Garik Israelian deixou claro que encontrar planetas semelhantes à Terra não significa que exista vida neles, mas acredita que no Universo exista vida.

Garik Israelian, juntamente com Michel Mayor, do Observatorio de Genébra, e Nuno Santos, do Centro de Astrofísica do Porto, vão receber o prémio internacional Viktor Ambartsumian (1908-1996), pela sua contribuição no conhecimento da formação dos sistemas planetários.

Fonte: www.elmundo.es

Sem comentários:

Enviar um comentário