Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As 7 Maravilhas portuguesas vencedoras e eventos para 2011

Maravilhas portuguesas

Eleitas as 7 Maravilhas Naturais de Portugal Os Açores foram a grande região vencedora da eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, com duas maravilhas vencedoras e mais três entre as 21 finalistas, numa eleição que contou com cerca de 650 000 votos.

Vitórias que um satisfeito Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, em declarações ao Opção Turismo considerou serem “Uma confirmação formal da maneira como os portugueses vêm os Açores e o seu Património, e uma afirmação indiscutível do papel cada vez mais crescente dos Açores ao nível do Turismo”.

O responsável do governo regional afirmou ainda que, nós nunca escondemos a nossa intenção de nos afirmarmos como uma região de Turismo da Natureza, sabíamos à partida que não iria ser tão rentável, nem imediato, mas assim dá-nos mais perenidade.

Também satisfeito com a vitória das maravilhas açoreanas estava o secretário Regional do Turismo Açoriano, Vasco Cordeiro, que considerou a vitória da Lagoa das 7 Cidades, na categoria de Zonas Aquáticas não Marinhas, como um convite para visitar in loco a Lagoa e os Açores e as pessoas assim poderem verificar pessoalmente porque é que estas maravilhas mereceram o prémio.

A vitória da Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, na categoria de Grandes Relevos, foi considerada por António Cabral, padrinho da candidatura, como um símbolo de todas as comunidades de emigrantes espalhadas pelo mundo.
Na categoria de Praias e Falésias venceu o Portinho de Arrábida, na região de Setúbal, e na de Florestas e Matas a Floresta Laurissilva na Região Autónoma da Madeira, uma vitória considerada também “como mais uma prova de apoio à floresta de características únicas e que sofreu recentemente um grande incêndio”.

Na categoria de Grutas e Cavernas, as grandes vencedoras foram as Grutas de Mira de Aires, e na de Zonas Marinhas a Ria Formosa, no Algarve, que os responsáveis da candidatura convidaram a conhecer “este tesouro extraordinário do Algarve, e ver que o Algarve é mais do que sol e praia, e que prometeram proteger para as gerações diferentes”.

Na categoria de Zonas Protegidas, a última a ser divulgada, o vencedor foi o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que tem 72 000 hectares, distribuídos por quatro concelhos do norte do país, como os responsáveis da candidatura fizeram questão de salientar, e que este ano foi também bastante fustigado por um grande incêndio.

No final da Gala, Luís Segadães, responsável das New 7 Wonders Portugal, anunciou a realização de uma nova iniciativa, a ter lugar em 2011, “Produção dos Grandes Valores da Identidade de Portugal”, que vai abranger categorias como: Música, Desporto, Vinho e Gastronomia.

2011 é também o ano da eleição das 7 Maravilhas Naturais de Moçambique e o ano da eleição das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Elsa Furtado - Setembro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário