Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Morreu Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus-Mais uma celébre e brilhante pessoa


Morreu Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus
O violoncelista Francisco Ribeiro, fundador dos Madredeus, morreu na terça-feira, aos 45 anos, em sua casa, em Lisboa, vítima de cancro, informou a irmã do músico, Cristina Ribeiro

O corpo do compositor vai estar hoje, a partir das 16:30, em câmara ardente, na Igreja de Fátima, em Lisboa, de onde seguirá, na quinta feira, para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.

Já depois de ter saído do agrupamento Madredeus, do qual foi um dos fundadores, Francisco Ribeiro editou, em 2009, o álbum A Junção do Bem, no âmbito do projecto Desiderata.

A doença levou-o a cancelar um espectáculo agendado para Julho deste ano, na Casa da Música, no Porto, onde o álbum foi gravado, contou à Lusa Cristina Ribeiro, acrescentando que o irmão deixa muitos inéditos.

Compositor, letrista, vocalista e produtor, Francisco Ribeiro realizou mais de 500 concertos no mundo, sendo co-autor da banda sonora do filme Lisbon Story, de Wim Wenders.

Foi membro da Stroud Symphony Orchestra e da Gloucester Symphony Orchestra, em 2002/03, tendo estudado violoncelo com o professor Henrique Fernandes e com Ruth Zagni.

Lusa / SOL
------------------------------

(COM VÍDEO) O violoncelista Francisco Ribeiro, ex-Madredeus, que morreu na terça-feira, adorava cantar e assumia a voz como o seu segundo melhor instrumento.


"Adoro cantar, a voz é o meu segundo melhor instrumento e já tinha feito algumas vocalizações com os Madredeus", recordou Francisco Ribeiro, em declarações à agência Lusa em Junho de 2009, a propósito da gravação do álbum "A Junção do Bem", no âmbito do novo projecto musical Desiderata, que dirigia e em que assumia a interpretação vocal de alguns temas.

O músico morreu na terça-feira, aos 45 anos, vítima de cancro, informou a sua irmã, Cristina Ribeiro.

O compositor saiu em 1997 do agrupamento Madredeus, do qual foi um dos seus fundadores, tendo colaborado posteriormente no projecto Os Poetas e participado em parcerias dispersas.

Com o virar do século, Francisco Ribeiro rumou ao Reino Unido, onde se licenciou em composição, aperfeiçoou estudos em violoncelo e integrou a Stroud Symphony Orchestra e a Gloucester Symphony Orchestra.

O regresso a Portugal deu-se em 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário