Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tango na Rua (TnR) -Uma das Danças que adoro, Recomendo-vos a visitarem o seu blog

Tango na Rua (TnR)


A menina ou menino dança? Não se admire se, um dia, lhe perguntarem isto na rua. O TnR não é uma escola de tango, mas um grupo de amantes da modalidade que gosta de dançar na rua. Volta e meia andam em milongas pelas ruas de Lisboa... para quem se quiser juntar.




O que é que vos deu para começarem a dançar tango na rua?
Em Setembro de 2006, Michael Watson encontrava-se em Lisboa quando lhe surgiu a ideia de fazer “La jolie petite milonga do Largo do Carmo”, dando assim início a milongas no Largo do Carmo, que se mantiveram durante o mês seguinte. Em Agosto de 2007, o Michael voltou a Lisboa e, com ele, a vontade de dançar novamente no Carmo. Alguns de nós – Ignacio Garcia, Patrícia Strecht, Ilídio Varandas, Alexandra Rua, Manuela Barbosa, Hugo Messias, Cristina Anjos – estávamos nessa milonga e o desejo de continuarmos a dançar o “Tango na Rua” foi mais forte do que a partida do Michael. Continuámos a organizar as milongas e os tangueiros de Lisboa abraçaram o projecto com entusiasmo, promovendo e espalhando a notícia das milongas, boca a boca ou virtualmente, através do blogue.

O que acontece exactamente numa sessão de Tango na Rua?

Na verdade, não é uma sessão, mas uma milonga – nome que se dá a um baile de tango argentino. Dança-se tango e, ou, mete-se a conversa em dia. As primeiras notas de um tango que fluem da coluna portátil são o mote para os tangueiros dançarem. Calçam-se os sapatos, trocam-se convites, dança-se.

E quando chove?

O projecto, inicialmente pensado para o bom tempo, continua dentro de portas, saltitando entre colectividades antigas e cheias de história e clubes ou associações de bairro, que nos cedem o espaço.

O TnR é só para quem dança?

É aberto a toda a gente. Quem não sabe dançar pode ficar a ver, conversar e beber uns copos. Alguns entusiasmam-se e acabam por ir aprender tango numa das várias escolas de Lisboa. Os lisboetas são tímidos?Tímidos?! Andamos a dançar na rua desde 2007 e o número de tangueiros que se juntam ao grupo não pára de crescer.

E dançam bem?

Depende do número de cervejinhas.

Como é que as pessoas reagem quando vos vêem dançar na rua?

Surpresa, curiosidade, alguma excitação, muitas palmas (dispensáveis – uma milonga é um baile social, não uma exibição).

Têm alguma história engraçada?

No ano passado dançámos debaixo de nevoeiro cerrado no Padrão dos Descobrimentos. Muita gente não apareceu porque não conseguia ver da estrada onde é que estava o TnR. Mas a história mais hilariante terá sido talvez quando a nossa coluna portátil ficou sem bateria no meio de uma milonga no Largo do Carmo... essa noite terminou com CDs de tango a sair das colunas de auto-rádios de carros com a bagageira no ar. Pelo caminho, registaram-se duas baixas: uma cassete e um auto-rádio estragados.

Vou deixar este blog, neste blog, para consultarem no lado Direito:
www.tangonarua.blogspot.com

Catarina Mendonça Ferreira

terça-feira, 23 de Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário