Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

terça-feira, 22 de março de 2011

Morreu Artur Agostinho e uma parte da história da rádio --Funeral de Artur Agostinho realiza-se quarta-feira

Aos 90 anos
Morreu Artur Agostinho e uma parte da história da rádio
22.03.2011 - 10:52 Por Ana Machado, Tiago Pimentel


Morreu nesta terça-feira o jornalista, locutor e actor Artur Agostinho, um rosto que fica ligado na memória popular à rádio, à televisão, ao desporto em geral e ao futebol em particular. Desconhece-se, ainda, a causa da morte.

Imagens do livro "A Nossa Telefonia", coordenado por Joaquim Vieira (Gabinete museológico e documental da RTP)


Artur Fernandes Agostinho nasceu a 25 de Dezembro de 1920, em Lisboa. Fez o percurso profissional na rádio, primeiro como locutor amador e aos 25 anos entrou na Emissora Nacional confundindo-se o seu percurso com a própria história da rádio. Figura das mais marcantes dos primórdios do jornalismo desportivo radiofónico, os relatos de jogos de futebol, reportagens da Volta a Portugal em bicicleta foram marcados pelo seu trabalho.

Fez depois parte do departamento desportivo da Rádio Renascença. Sobre esse percurso, entre 1980 e 1983, Ribeiro Cristovão, jornalista da Renascença e também figura incontornável do jornalismo desportivo e do relato de futebol, recorda um homem que “a certa altura foi a rádio”.

“Tinha acabado de regressar do Brasil, de um cativeiro a que se tinha sujeitado voluntariamente depois de ter sofrido muito após o 25 de Abril de 1974. E foi ali que começou a sua reabilitação”.

Com experiência de dois anos na Rádio Globo, Artur Agostinho trouxe então um novo ritmo para o jornalismo desportivo na rádio, recorda: “Abordámo-lo com o desafio de iniciar o jornalismo desportivo na Renascença, que não existia de forma autónoma. Foi aí que surgiu o Bola Branca [que ainda hoje existe] e passamos a ser a rádio mais ouvida em Portugal, ajudados pelo seu saber. Foi ele que trouxe, por exemplo, o anúncio dos nomes cantados dos comentadores. Mudou até a informação, passamos a ser mais agressivos, com a preocupação de dar as notícias rapidamente e de forma séria. Não tenho a menor dúvida que ele protagonizou o início de uma espécie de revolução na informação desportiva em Portugal”.

Ribeiro Cristovão frisa também a versatilidade de Artur Agostinho dentro da rádio e não tem dúvidas em afirmar que hoje morre uma parte da história da rádio: “Não tenho dúvidas em dizer que com ele morre uma parte importante da história da rádio. A uma certa altura o Artur Agostinho foi a rádio. Desenvolveu as mais variadas actividades, dos relatos à informação, passando pelo teatro radiofónico, sempre competente em todas as áreas. Ele era a rádio”.

Com um percurso que passou também pela apresentação na TV e pelo cinema, Artur Agostinho participou em filmes como Capas Negras (1947), O Leão da Estrela (1947), Cantiga da Rua (1949), Sonhar É Fácil (1951), Dois Dias no Paraíso (1957), O Tarzan do 5.º Esquerdo (1958) e Encontro com a Vida (1960). Mais recentemente, na televisão, vinha participando em telenovelas.

Dirigiu também o diário desportivo “Record”, entre 1963 e 1974, e o jornal do Sporting. Era conhecido por ser adepto sportinguista.

Em Dezembro passado, Artur Agostinho havia sido condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, num dia que classificou como “um dos mais felizes” da sua vida.

No início deste mês tinha apresentado o livro “Flashback”, no qual faz o relato na primeira pessoa das dificuldades vividas no período revolucionário do pós-25 de Abril.

Funeral decorre amanhã

O corpo de Artur Agostinho estará em câmara ardente a partir das 16h30 na capela da Igreja S. João de Deus, em Lisboa, avançou o "Record".

O funeral de Artur Agostinho deverá decorrer amanhã, acrescenta o jornal. A partir das 14h será realizada uma missa de corpo presente. O funeral segue depois para o cemitério de Benfica.
















Funeral de Artur Agostinho realiza-se quarta-feira
22.03.2011 - 18:00


O funeral de Artur Agostinho está agendado para esta quarta-feira, com a realização de uma missa de corpo presente pelas 14h na Igreja São João de Deus, em Lisboa, seguida do funeral, às 16h00, no cemitério de Benfica.

O radialista, actor e jornalista desportivo morreu hoje aos 90 anos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado há uma semana. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário