Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Alimentos ajudam a manter-se jovem durante mais tempo

Alimentos ajudam a manter-se jovem durante mais tempo

Entre os alimentos há uma espécie muito rara. Podemos chamá-los
de super-heróis, pois detêm nutrientes que permitem batalhar contra os efeitos da idade.




Por: Activa.pt

04 Abril 2012, às 17:16


A escolha acertada dos alimentos incluídos na nossa dieta é essencial para nos mantermos jovens, porque nem todos são iguais. Aqueles que gozam de capacidades ‘especiais’ para travar o processo de envelhecimento são ricos em antioxidantes, nutrientes que ajudam a manter a qualidade das células do nosso corpo e as suas capacidades regenerativas, o que é essencial na prevenção de doenças como o cancro, ou as complicações do foro cardiovascular. São variados os alimentos que podem ajudar a essa auto-regeneração das células: falamos dos que possuem elevada concentração de ácidos gordos ómega 3, vitaminas A, B6, B12, C e E, selénio e ácido fólico.

Atenção: Estas indicações são para ser seguidas durante toda a vida. Se não for persistente e as colocar em prática apenas nos momentos em que tem rebates de consciência, para depois regressar aos velhos maus hábitos, não funciona!

• Legumes verdes e frutas

Parece que estamos sempre a bater na mesma tecla? Pois é, mas contra factos não há argumentos: se todos nós incluíssemos cinco porções de frutas e legumes na nossa alimentação diária, quer fazer uma aposta que seriam muito menos os ataques cardíacos no nosso país? Isto sem falar de cancro e diabetes. Os legumes possuem grandes quantidades de vitamina C e do grupo B, fibras insolúveis, betacaroteno e minerais, além de serem baixos em calorias.

• Peixe

O peixe é uma fonte abundante de ácidos gordos ómega 3, vitaminas D e B12, ferro e outros minerais. Destaque para o salmão, que ajuda a regularizar o seu nível de colesterol no controlo da pressão arterial e reduz o risco de desenvolvimento de doenças do coração e aterosclerose. Coma peixe pelo menos quatro vezes por semana.

• Nozes

Deliciosas e ainda por cima a transbordar de ácidos gordos ómega 3 – poderoso antioxidante –, ácido fólico, vitamina E e B, magnésio (e com a vantagem de não corrermos o risco de estarem contaminadas com mercúrio, o que pode ocorrer no caso do peixe), as nozes são um poderoso aliado. O que tem a fazer? Comer todos os dias uma dúzia de nozes e, assim, satisfazer as suas necessidades diárias de ácidos gordos ómega 3.

• Leguminosas

Proteínas e antioxidantes: isso é o que encontra no feijão, grão, ervilhas, soja, fava e lentilhas. Ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, agindo como antioxidantes.


Ler mais: http://activa.sapo.pt/belezaesaude/nutricao/2012/04/04/alimentos-ajudam-a-manter-se-jovem-durante-mais-tempo#ixzz1rDxLSypm

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

Dieta de Okinawa: o segredo para viver mais anos

O segredo da longevidade dos habitantes da ilha japonesa de Okinawa está no prato. Saiba em que pilares assenta a sua alimentação e como pode também beneficiar desta dieta saudável.


Por: Redacção Activa

05 Abril 2012, às 12:46

Porco

"Nele tudo se come, menos os grunhidos", diz um provérbio japonês. À excepção do presunto, entremeada e outras partes gordas, as porções magras são saudáveis: contêm pouco colesterol e são uma boa fonte de vitamina B1, necessária para o correcto funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. Em Okinawa, o porco come-se cozido e representa uma pequena parte da alimentação.

Sementes de sésamo

Uma colher de sopa por dia é uma boa forma de obter gorduras polinsaturadas - protectoras do coração - , fitoesteróis, que diminuem o colesterol, e cálcio. São ainda ricas em fibras, proteínas, vitamina E - retarda o envelhecimento e combate a fadiga - e ácido fólico, importante para prevenir malformações congénitas nos bebés. Pode usá-las na confecção de pão, para polvilhar saladas e sobremesas ou como snack.

Óleo de Colza

Pouco usado em Portugal, é, no entanto, considerado por alguns especialistas como sendo a gordura vegetal mais saudável de todas por ser rica em gordura monoinsaturada e ómega 3, protectores do sistema cardiovascular (o azeite não contém ómega 3). Encontra-o em lojas de produtos dietéticos.

Algas

Pobres em calorias, contêm um benéfico coquetel de minerais (cálcio, ferro, fósforo e magnésio), fibras, vitaminas (A, C, E e B12), zinco, selénio e, sobretudo, iodo. Este é essencial a um bom desempenho intelectual e até a ajuda a livrar-se dos quilos a mais. Use-as em saladas, guisados, cozidas ou salteadas com outros vegetais, em sopas ou em pratos de arroz ou cuscuz.

Chá verde

Contém flavonóides, substâncias benéficas ao coração e úteis na prevenção de cancros. É ainda rico em antioxidantes, que a ajudam a travar a batalha contra o envelhecimento. A variedade aromatizada com flores de jasmim parece ser a preferida destes japoneses.

Soja

Pode consumi-la de muitas formas: rebentos, sementes, feijões, tofu, leite ou molho de soja. É uma excelente fonte de ácidos gordos polinsaturados e fitoesteróis, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol. É ainda rica em ómega 3, fibra solúvel - excelente para o trânsito intestinal -, cálcio, cobre, zinco, magnésio, manganésio, fósforo e potássio. É uma superleguminosa: alivia os sintomas da menopausa graças às isoflavonas que possui, ajuda a regularizar o ciclo menstrual e ainda reduz o risco de cancro da mama, próstata e de enfarte do miocárdio.

Rábano Negro

Pertence à família das crucíferas, a mesma das couves e nabos. É pouco calórico e rico em vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunitário, proteger o organismo de infecções, combater alguns agentes cancerígenos e até reduzir o nível de colesterol no sangue. Para obter os mesmos benefícios, pode substituí-lo por nabos, rábanos, rabanetes e todo o tipo de couves.

Arroz

Os seus hidratos de carbono de absorção lenta mantêm a saciedade por mais tempo - logo, ajuda a prevenir a diabetes. É pouco calórico e não contém glúten, substância que compõe grande parte de outros cereais e que provoca intolerância em algumas pessoas. A variedade integral é a mais saudável, mas intercale-a com todas as outras.

Peixe

Tanto os gordos - sardinha, cavala, salmão, atum - como os magros - pescada, dourada, linguado, barbo... - são desejáveis no seu prato, pelo menos três vezes por semana. Em Okinawa come-se muito mais peixe do que carne e daí obtêm uma série de proteínas, ómega 3 (presentes nas variedades gordas) e de minerais, como o magnésio e o iodo, com benefícios enormes para o coração e actividade intelectual.

Água

70% do nosso corpo é constituído por ela e uma perda de 10% já acarreta distúrbios graves para a saúde. Mesmo no Inverno, beba pelo menos oito copos por dia, para se livrar de toxinas e repor os níveis de minerais. Além de combater a osteoporose e reforçar os ossos, é essencial para o funcionamento do sistema nervoso e manter o ritmo cardíaco regular.


Ler mais: http://activa.sapo.pt/belezaesaude/nutricao/2012/04/05/dieta-de-okinawa-o-segredo-para-viver-mais-anos#ixzz1rDtDj3lR