Earth Song-Michael Jackson-A minha música favorita

sábado, 31 de outubro de 2009

Hérnia de disco e da Abdominal: perguntas e respostas

Hérnia de disco: perguntas e respostas

- Por que a Hérnia de disco provoca dor na perna ou no braço?

O disco está colocado na coluna exactamente na frente dos nervos que saem para distribuir-se nas pernas ou braços, e quase sempre que o núcleo `escapa` de dentro do anel ele se dirige para trás, provocando uma compressão sobre a raiz nervosa correspondente.

Quando a Hérnia está na região lombar, ela afecta as raízes que vão para as pernas, quando esta na região cervical (pescoço), ela afecta as raízes que vão para os braços. Essa lesão da raiz nervosa que se dirige à perna ou braço é a responsável pelo sintoma de dor no membro.

- O que é ciático? E dor ciática?

Ciático é o nome do principal nervo do membro inferior. Esse nervo forma-se da união de várias raízes nervosas que saem da coluna. Ele começa mais ou menos na altura da nádega e se distribui por todo o membro inferior.

A dor provocada por problemas no nervo ou nas raízes nervosas da região lombar, que são as que formam o nervo, é conhecida como dor ciática ou ciatalgia. Uma das causas mais comuns de dor ciática é a Hérnia de disco lombar.

- Toda a dor na perna é uma dor ciática?

Não, o termo dor ciática aplica-se apenas àquelas dores provocadas por problemas no nervo ou suas raízes. Existem vários outros tipos dor na perna, e mesmo várias doenças que podem provocar dores parecidas com a dor ciática, chamadas falsa ciáticas ou pseudo-ciáticas.

- Qual é a causa da Hérnia de disco?

A Hérnia é resultado de um desgaste do disco, e esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, actividade física, peso, tipo de trabalho, etc.. Não existe Hérnia causada apenas por um factor isolado, mesmo nos casos em que a Hérnia se manifesta depois de um acidente ou esforço, costumam existir outros factores a que contribuíram anteriormente para o problema.

- Qual o tratamento da Hérnia de disco?

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não cirúrgico, consistindo de fisioterapia e medicação para a dor e inflamação do nervo, seguidos de programas de exercícios. A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado ou em que o nervo está muito lesado e necessita ser descomprimido com urgência.

- Quais os exercícios certos para fazer em casos de Hérnia de disco?

Não existe uma fórmula, os exercícios devem ser prescritos para cada caso, por um profissional capacitado para julgar as necessidades e capacidades de cada paciente. Há vários tipos de exercícios para todos os gostos, mas, via de regra, todos visam alongar os músculos e ligamentos, aumentar o movimento das articulações, e reforçar a musculatura das costas e da barriga.

- Como é a cirurgia da Hérnia de disco?

Embora o procedimento básico seja descomprimir a raiz nervosa comprimida pela Hérnia, hoje em dia existem vários tipos de cirurgia para este fim, indo desde os tratamentos percutâneos, sem cortes e sem hospitalização, até as cirurgias maiores, com fixação da coluna e colocação de implantes metálicos (artrodeses). Ainda mais modernamente surgiram as técnicas de artroplastia, em que o disco reconstruído com próteses que mantém a movimentação normal da coluna.

A indicação do tipo específico de cirurgia dependerá do caso de cada paciente, sendo julgados vários fatores para se tomar essa decisão. O procedimento cirúrgico mais comum é a microcirurgia para Hérnia discal, em que é feita apenas a retirada da Hérnia através de uma pequena incisão nas costas, usando-se o microscópio cirúrgico.

Nos últimos tempos temos substituído o microscópio pela aparelhagem de vídeo, realizando a microcirurgia vídeo-endoscópica, que permite o uso de incisões ainda menores e recuperação pós-operatória mais rápida.


Fonte: cirurgiadacoluna


.................................


Hérnias abdominais
O que é hérnia?


Hérnia significa a passagem anormal de estruturas de uma cavidade para outra. Hérnias podem ser encontradas em vários locais podendo ser divididas em externas e internas.

A hérnia inguinal ( na virilha ) é um exemplo comum de hérnia externa. Nesse caso há uma protrusão de conteúdo abdominal ( intestinos e gorduras ) para o saco herniário que se situa logo abaixo da pele e no homem pode ocupar espaço na bolsa escrotal. Outros exemplos são aquelas localizadas na região umbilical e, na parede abdominal, logo acima do umbigo - denominadas umbilical e epigástricas. Essas últimas são erroneamente chamadas de hérnia no estômago.

Ainda, outras formas bastantes comuns são as hérnias incisionais que surgem quando há cicatrização deficiente de ferida operatória em cirurgias abdominais. Já nas hérnias internas o conteúdo da hérnia não pode ser percebido pelo paciente.

As hérnias abdominais internas mais comuns são a hérnia hiatal ( hérnia do estômago ), hérnia diagramática e hérnias que se formam dentro do abdómen após cirurgias. Podem ainda existir hérnias congénitas decorrentes de má-rotação intestinal ainda no período embrionário que, felizmente, são extremamente raras.

O que pode causar hérnia?

O mecanismo pelo qual a hérnia surge não é bem compreendido. Ao passo que na criança pode ser percebida logo ao nascer, no adulto, entretanto a parede abdominal é fraca e incapaz de suportar a tensão que sobre ela é exercida.

Além disso o fumo, o trabalho pesado, a obesidade, hereditariedade são fatores que frequentemente estão associados. Doenças da apóstata também estão relacionadas ao aparecimento de hérnias nos homens.

Como se faz o diagnóstico?

Nas hérnias externas, com frequência, o diagnóstico é realizado pelo próprio paciente. Geralmente este refere um aumento de volume que é percebido quando o mesmo permanece em pé ou quando faz esforço com o abdome - por exemplo, aumentar a pressão do tórax com os lábios fechados de forma a distender o abdome.

Nos casos de hérnias internas o diagnóstico é realizado conforme a doença. Nas hérnias hiatais (estômago) o diagnóstico pode ser realizado tanto pela endoscopia como pelo Rx de esôfago/estômago, nas hérnias diafragmáticas pelo RxTórax e nas pós-cirúrgicas, muitas vezes somente com a cirurgia.

Quais são as complicações das hérnias?

Nas hérnias externas existem complicações como o encarceramento e, em estágio mais avançado, o estrangulamento. O primeiro ocorre quando as estruturas herniadas permanecem presas dentro do saco. No estrangulamento ocorre corte à circulação sanguínea levando morte do órgão herniado. Essa representa quadro extremamente grave e fatal.

Outras seriam obstrução intestinal, sangramento, escoriações da pele e celulites. Nas hérnias internas, esofagite, dor e dificuldade para engolir. Ainda, em casos graves, obstrução intestinal que é manifestado por distensão abdominal e vómitos.


Dr. Carlos Augusto Scussel Madalosso
Cirurgião do Ap. Digestivo
www.gastrobese.com.br




Hérnia inguinal
O abdómen é uma caixa que contém fígado, estômago, baço, intestinos, etc.

Como toda caixa, o abdómen tem suas paredes. Existe uma parede interna, firme, e uma parede externa, frouxa (basicamente gordura e pele).

O “elemento firme” da parede interna é o músculo. Porém nessa caixa existem pontos sem músculo, que são seus “pontos fracos”. Nesses pontos existem aponevroses e fascias, tecidos resistentes que garantem a firmeza da caixa mesmo nos pontos que não tenha músculo. Os pontos fracos mais comuns são o umbigo e as virilhas.

Algumas famílias têm como característica uma deficiência na síntese de colágeno. Essa deficiência leva à fraqueza das aponeuroses e fascias que protegem os pontos fracos e, dessa forma, surgem buracos na estrutura firme do abdómen. Aos buracos na “estrutura firme“ damos o nome de hérnia. Quando a hérnia ocorre na virilha damos o nome de Hérnia Inguinal (essa é a localização mais comum das hérnias).

O conteúdo do abdómen (principalmente os intestinos) se encaixa pelas hérnias e fica recoberto apenas pela parede frouxa, externa (gordura e pele). Essa passagem dos intestinos pela hérnia cria um “caroço mole” que empurra a pele. Geralmente quem tem hérnia costuma empurrar os intestinos, através da pele, para dentro do abdómen. Essa manobra pode ser dolorosa e algumas vezes impossível.

Quando não se consegue devolver o intestino, ocorre o que chamamos Hérnia Encarcerada.

A hérnia encarcerada consiste uma urgência, pois se não for operada pode evoluir para necrose do intestino estrangulado, com peritonite e risco de vida.

O tratamento da Hérnia Inguinal (ou de outra localização) é sempre cirúrgico. Consiste, basicamente, em devolver para o abdómen o intestino que saiu pela hérnia e a seguir, fechar o buraco. Esse fechamento deve ser feito sem tensão em nenhum ponto.

Rotineiramente usamos uma tela de material específico (Marlex ou Prolene) para revestir o defeito. Esse revestimento servirá como molde e suporte para que o paciente fabrique sua própria fascia.

Existem duas formas de colocação da tela na hérnia inguinal:

a) Através de incisão na parede frouxa externa (gordura e pele);

b) Através da videolaparoscopia (sem incisão das estruturas superficiais).


Na nossa clínica preferimos a cirurgia videolaparoscopica, que permite fixar a tela sem danificar as estruturas superficiais, proporcionando ao paciente uma melhor recuperação. Quando introduzimos a ótica, podemos avaliar se existe hérnia na outra virilha e fazer a cirurgia dos dois lados no mesmo tempo cirúrgico.


Fonte: www.francoerizzi.com.br

Gripe, resfriado e nariz entupido: como evitar

Gripe, resfriado e nariz entupido: como evitar


Como acontece:

Pegue má alimentação e stress. Adicione ar frio, seco e poluído. Essa mistura explosiva diminui as defesas do corpo e favorece o aparecimento de gripes e resfriados, infecções provocadas por vírus.

O responsável pela gripe é mais agressivo: trata-se do influenza. O rinovírus, entre outros, causa os resfriados. Esses germes se instalam em áreas como o nariz, a faringe ou a laringe, causando inflamação. O influenza, porém, pode ir para outras partes do corpo.

Sintomas:

Duram de sete a dez dias. Na gripe, pode haver febre alta, dor de garganta e tosse forte. Sem falar na secreção incessante do nariz. Além disso, a pessoa sente-se fraco.

Notam-se também dores pelo corpo. Outros sinais são nariz entupido, espirros e rouquidão. Nos resfriados, os sintomas são semelhantes aos da gripe, porém mais amenos.


Tratamento:
Como não há medicamentos para combater o vírus, o organismo se encarrega de se livrar dos invasores. Para aliviar os sintomas, recomendam-se, sob orientação médica, descongestionantes nasais e analgésicos. Aconselha-se ainda gargarejo com água morna e sal para diminuir a dor de garganta.

Prevenção:

Evite bebidas muito geladas, lugares com ar-condicionado e ambientes poluídos. E, se o cigarro estiver entre os seus hábitos, é melhor abandoná-los. Todos esses fatores diminuem as defesas do corpo.

É importante imunizar-se uma vez por ano, antes do inverno, com a vacina antigripal. E fique longe de locais fechados e com muitas pessoas: eles favorecem a transmissão do vírus.



Fonte: Revista Saúde - ed. 187

Yoga na água- Mais uma das Modalidades que amo


Yoga na água
A água é um elemento crucial para o ser humano. O corpo humano, quando submerso, se sente muito confortável, pois temos uma ligação com a água desde a fase pré-natal.

Assim, a yoga aquática vem combinar o prazer na água aos benefícios da yoga convencional, que busca o controle externo e interno do corpo e da mente através de exercícios de flexibilidade, meditação, concentração e relaxamento.

A yoga aquática é praticada em piscinas entre 1m e 1,4m de profundidade. Todos nós podemos praticar yoga na água, mesmo que não saibamos nadar. Além disso, os exercícios podem ser executados com facilidade, porque a flutuação ajuda muito.

A yoga aquática também possui exercícios de flexibilidade, meditação e relaxamento. Os movimentos são relativamente exigentes, mas a flutuação pode proteger os praticantes de ferimentos e dores provocadas pela yoga convencional.

Com a pressão aquática, os praticantes podem aliviar o stress e elevar sua beleza física. Os exercícios podem fortalecer a musculatura e eliminam o excesso de calorias. Duas práticas por semana são suficientes para obter bons resultados.

Parte da poses é praticada durante a flutuação, ao mesmo tempo em que há exercícios feitos com os pés no chão ou apoiados nas bordas da piscina. Os exercícios podem ser executados individualmente, em dupla ou em grupo.

O yoga na água pode ser praticado tanto por crianças quanto por idosos, trazendo benefícios nos casos de desvios comportamentais como timidez, insegurança e falta de criatividade. Para os idosos, serve como prevenção para as patologias das articulações e depressão.



Fonte: http://portuguese.cri.cn

Kundaline yoga: saúde para o corpo, mente e alma

Kundaline yoga: saúde para o corpo, mente e alma


A Kundaline Yoga surgiu na Índia há mais de 4.000 anos e lá permaneceu até 1969, quando um mestre indiano, Yogi Bra-jan, foi para os Estados Unidos e ali passou não só a dar aulas de Kundaline, mas também a formar professores.

Esses professores foram enviados para vários países, formando mais de 100 núcleos onde se ensina Kundaline Yoga.

A Kundaline Yoga é uma forma de auto-desenvolvimento, promove a inte-gração do corpo, mente e alma.

Este estado é alcançado por meio dos asanas (posturas e exercícios), pranayamas (respiração controlada), meditação, filosofia e estilo de vida yóguico.

Kundaline Yoga, ou Yoga da Consciência, leva o nome de uma energia que todos guardamos no primeiro chakra, na base da coluna, conhecida como energia Kundaline, que é a energia da alma, e representa a energia da mais alta consciência.

Despertar essa energia com a prática de Kundaline Yoga não é um processo relâmpago, e sim um amadurecer gradual, que pode durar anos ou toda a vida.

Portanto, o propósito é alcançarmos uma saúde óptima, o amor, o bom humor e todos os valores humanos. Cada vez que praticamos, avançamos um passo.

Muitos benefícios vêm dessa prática.

Os principais são:

. desenvolve a percepção;

. potencializa a concentração;

. estimula a intuição e a criatividade;

. auxilia no funcionamento dos sistemas;

. substitui padrões negativos por hábitos saudáveis;

. aumenta a capacidade para lidar com as pressões externas (stress) e internas (depressão, ansiedade);

. aumenta a flexibilidade e a disposição física, além dos benefícios específicos trabalhados a cada aula.

A prática de Kundaline Yoga tem muitos exercícios dinâmicos e combinados com respiração, além de mantras e meditação.

Uma frase resume essa prática maravilhosa: “Seu direito de nascimento é ser saudável, feliz e divino”.

Venha experimentar!


Dra. Maria Filomena Antonio é
instrutora de yoga e acupunturista (11-9830-0663)


Fonte: www.jornalmexa-se.com.br

Indicações do shiatsu- Uma das minhas Massagens Favoritas

Indicações do shiatsu

Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito.

O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos, e significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão).

É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objetivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.

No ser humano, a energia vital circula por canais chamados de Meridianos. Quando ocorre uma alteracão nesse fluxo, ocorre um desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ocasionando excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo e sintomas de doenças são produzidas interna e externamente.

O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.

O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos.

Indicações:

- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);

- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);

- Insônia, Ansiedade;

- Melhorar a circulacão sanguínea;

- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;

- Equilibrar o sistema nervoso;

- Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;

- Melhorar o tönus da pele;

- Reduzir a fadiga (física e mental);

- Aliviar a dor cansada por contratura e má postura
(dores nas costas e articulacões);

- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça
Aumentar os nivéis de energia;

- Promover a saúde e o bem-estar geral.


Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulacão sanguínea.

O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.

Uma sessão de Shiatsu pode durar de 15 minutos ( a popular versão Express, que não tem efeito curativo ) a uma hora e meia ( a versão completa ).

O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões.


JULIANA BERTI, Fisioterapeuta, CREFITO – 3/47019 – F

- Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paulista, desde 2001.
- Curso de Aprimoramento Profissional de RPG/RPM Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio. Proprioceptivo e Muscular.
- Curso de Massagem Oriental Shiatsu.
- Curso de Formação para Especialista em Acupuntura para Fisioterapeutas.
- Curso para Tratamento de Linfedema Periférico.

Doenças tratáveis pela acupuntura

Doenças tratáveis pela acupuntura
Segundo a sociedade de medicina tradicional chinesa, no entanto, existem cerca de 300doenças tratáveis pela acupuntura. em algumas delas, a acupuntura exerce efeito por si.

Para outras entretanto, seria necessária a associação de outras terapias o que pode diminuir o uso de medicamentos e, consequentemente, fazer com que o paciente tolere mais o medicamento e sofra menos efeitos colaterais .

. Na otorrinolaringologia (ouvidos, nariz, garganta) - zumbido, faringite, rinite alérgica.

. Doenças cardio respiratórios - dor no peito, palpitação, enfisema, bronquite crônica.

. Na ginecologia - dismenórreia, alterações menstruais disfuncionais , lombalgia durante a gravidez. TPM.

. Doenças psicossomáticas - ansiedade, depressão, angústia, síndrome do pânico, insônia, apetite compulsivo.

. Na oncologia - dores associadas com câncer, mal-estar provocado pela quimioterapia.

. Dores crônicas em geral 3/4 tendinite (LER), distrofia simpática reflexa, fibromialgia, dor pós -cirúrgica, cefaléias, enxaqueca, neuropatia diabética.

. Na dermatologia - dermatite facial, eczema tópico.
Doenças do sistema respiratório- bronquite aguda, asma brônquica (especialmente em crianças, e sem outras complicações).

. Pertubações gastro intestinais 3/4 Espasmos de
esôfago e cárdia, soluços, gastrites aguda e crônica, hiperacidez gástrica, ulcera crônica do duodeno
(grande efeito sobre a dor), Colites aguda e crônica, disenteria bacilar aguda, pris ão de ventre, diarréia, ileo parlítico.

. Pertubações nervosas e músculo - esqueléticas - dor de cabeça, enxaqueca, nevralgia do trigêmeo, paralisia facial (fase inicial, primeiros meses), doença de Ménières (vertigem), disfunção neurogênica da bexiga, paralisia subseqüentes a acidentes vascular cerebral, neuropatias periféricas, seqüelas da paralisia infantil (fase inicial 3/4 primeiro seis meses), enurese noturna, nevralgia intercostal, lombalgia, sindrome cérvico-braquial, artrites diversas ciáticas, osteoporose e artrose.

. Doenças das vias respiratórias superiores - sinusite, rinite, gripe, resfriado, amigdalite aguda.




Fonte: Brasil Medicina

Acupuntura: vantagens e desvantagens

Acupuntura: vantagens e desvantagens
Acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devido à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.

Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade da Acupuntura:

1 - Inúmeras possibilidades de aplicação.

É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independentemente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

2 -Diminuição do uso de medicamentos.

Atualmente, o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea e aumentando a resistência corpórea. Por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica.

Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico em relação ao tradicional método da alopatia.


3 - Simplicidade da instrumentação necessária.

Muitos equipamentos médicos são, hoje, difíceis de transportar. A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte.

4. Segurança no tratamento.

A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do terapeuta.

5. Complementa as lacunas da medicina moderna.

Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente muitos dos problemas que atingem o ser humano, como por exemplo a síndrome de abstinência de drogas. A Acupuntura, isoladamente ou associada a Fitoterapia, obtém melhores resultados que a alopatia.

A Acupuntura é hoje amplamente aplicada no Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo e em vários centros de saúde do SUS e tem-se demonstrado que em muitas patologias seu efeito tem-se mostrado inferiores ao uso de medicamentos, à cirurgia e a outras formas de tratamento

6. É método auxiliar no diagnóstico.

Muitas doenças são difíceis de diagnosticar. A sensação proveniente da aplicação das agulhas pode denotar alterações neurológicas. A localização do processo patológico pode também ser indicada pela resposta à estimulação de determinados pontos, o que auxilia o diagnóstico. Além do mais, se a doença é funcional, a Acupuntura, via de regra, traz melhoras evidentes, o que não ocorre se já houve lesão orgânica. Neste caso, ela serve como prova terapêutica.

7. Os aspectos desfavoráveis.

Podemos citar dois aspectos básicos que consideramos desfavoráveis à Acupuntura. Primeiro, o temor despertado pela próprias agulhas. Por isso, muitos outros métodos de estimulação tem sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas infelizmente ainda não se conseguiu os mesmos efeitos que as agulhas oferecem.

Em segundo lugar, a Acupuntura exige maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado.



Fonte: acupunturatai.com.br

Saiba quais alimentos podem ajudar a controlar a ansiedade

Saiba quais alimentos podem ajudar a controlar a ansiedade

A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas, infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal.

Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca stress profundo, o que faz muito mal ao organismo.

Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia.

Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo.

O efeito é comprável a uma droga, depois que passa a sensação de "relaxamento" a ansiedade volta e com mais intensidade.

Segundo Geraldo Medeiros Jr, biólogo e terapeuta bioenergopata, alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade.

“Uma dica é preferir alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã”, afirma.

São eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas.

“A partir do momento que a ansiedade não consegue mais ser mantida em níveis normais, notamos sua interferência directa na saúde e na capacidade de realização, podendo afectar também a respiração, e até a vitalidade do indivíduo”, explica Geraldo Medeiros Jr.

Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:

. Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono;

. Alimente-se correctamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar;

. Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, consequente, a oxigenação do sangue;

. Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar;

. Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reacção perante os fatos.

Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.


Fonte: www.institutomedeiros.com.br



Síndrome do pânico




Síndrome do pânico: saiba como lidar com ela


Ele ou ela entra no consultório com aparência mais saudável possível, costumam ter entre 20 e 35 anos e quase sempre trazem uma pilha de exames totalmente normais. Olham para mim como se eu fosse a sua última esperança.

Geralmente são adultos bem sucedidos. Tem uma autocrítica acima da média, e por serem muito competentes atraem, naturalmente, muita responsabilidade. Eu diria que este tipo de paciente “dá um passo maior do que a perna”. São devotos à perfeição e, portanto, como assumem muitos compromissos, não conseguem executa-los da maneira que gostariam.

Isto de maneira lenta e progressiva leva a um conflito interno. Este conflito gera ansiedade que se persistir, pode culminar com o distúrbio da ansiedade* mais conhecido do momento: “a síndrome do pânico” ou “ataque de pânico”.

*Os distúrbios da ansiedade não são considerados condições psiquiátricas e são caracterizados por componentes psicológicos (tensão, medos, apreensão e dificuldade de concentração) e somáticos (taquicardia, aumento da frequência respiratória com sensação de falta de ar, palpitação, tremores e transpiração).

Os distúrbios da ansiedade são: 1) transtorno obsessivo-compulsivo; 2) ansiedade generalizada; 3) ansiedade fóbica; 4) transtornos dissociativos. 5) transtorno do pânico (síndrome do pânico).

No ataque de pânico, os pacientes se queixam de uma crise de taquicardia, formigueiro ao redor da boca, lábios e nas extremidades (mãos), taquicardia (aumento da frequência dos batimentos cardíacos), falta de ar, transpiração intensa e fria, principalmente nas mãos, e as vezes sensação de desmaio. Junto com estas manifestações fisiológicas, o paciente se queixa de um medo intenso de morrer.

Apesar de curta e imprevisível, a crise pode ser desencadeada por lugares muito cheios (shopping, cinema, trânsito etc), caracterizando a agorafobia (medo de lugares repletos de pessoas). Em trinta por cento dos casos, o ataque de pânico acontece no meio da noite.

Todos os pacientes sentem uma ansiedade antecipatória da crise, gerando insegurança que os limita para actividades rotineiras. Estes pacientes frequentemente acabam em um serviço de emergência queixando-se de ataque cardíaco ou queda de açúcar.

No meu entender, o ataque de pânico nada mais é do que uma resposta de adrenalina (adrenérgica) a um inimigo virtual e portanto, totalmente inadequada. A resposta adrenérgica é muito conhecida no mundo animal. Ela é um mecanismo de defesa primitivo, que prepara o animal para escapar do predador ou caçar a presa.

A adrenalina promove algumas alterações como:

1) Transporta o sangue superficial da pele para o músculo fazendo com que o músculo fique mais irrigado e forte. Daí a palidez e o formigueiro nas extremidades e face (menos irrigação sanguínea nesta área).


2) dilata a pupila para melhorar a acuidade visual;

3) aumenta a intensidade e os batimentos cardíacos para melhorar a oxigenação dos tecidos.


4) eleva a pressão arterial para, também, melhor irrigar as células.

Ora, o que temos que entender é que diante das pressões do mundo moderno, somos cobrados intensamente (principalmente por nós mesmos) e nos agredimos tanto que o nosso organismo libera a resposta de defesa pré-programada mais primitiva: adrenalina no sangue. O paciente então apresenta todas as manifestações somáticas, não entende o que está acontecendo, acha que vai morrer e entra em pânico.

Como lidar com isso?

Primeiramente devemos pesquisar se o paciente esta dormindo bem, pois estes ataques estão fortemente associados a noites mal dormidas. Sendo este o factor de “stress” e ansiedade. Uma vez descartado o distúrbio do sono, devemos optar por medicamentos e psicoterapia com o intuito de detectarmos e tratarmos o foco de ansiedade. Estes medicamentos controlam rapidamente e facilmente a maioria dos casos.

Na crise aguda os benzodiazepínicos são os preferidos (popular calmante). Para manutenção do tratamento, dá-se preferência aos anti-depressivos, não porque o paciente está deprimido, mas sim porque estes medicamentos funcionam bem e não causam dependência. Este tratamento dura de 1 a 2 anos. O acompanhamento com um profissional especializado (psicólogo ou psiquiatra) é bom e sempre recomendável.

Na realidade temos de consciencializar o paciente a não se envolver tanto, a apertar o “botão dane-se”, a procurar mudar de hábitos, ter mais válvulas de escape. A válvula de escape que mais recomendo é o desporto quando possível.

A leitura de assuntos agradáveis e diferentes do assunto de trabalho sempre ajuda. A introspecção diária é importantíssima para localizar o foco da ansiedade. Uma vez localizado, devemos enfrentar o problema de frente e escolhermos a melhor solução, sem culpa.

Dicas para prevenir síndrome do pânico

1) Durma bem, se tiver dificuldade procure um profissional para pesquisar o motivo;
2) evite comer durante o trabalho, pare e faça as refeições com calma;
3) coma uma fruta entre as refeições;
4) faça uma actividade física pelo menos 60 minutos, pelo menos, três vezes por semana (comece devagar); 5) faça o que estiver a seu alcance, para aquilo que estiver fora do seu alcance, aperte o “dane-se” e seja feliz.
6) faça mais vezes o que gosta;
7) seja menos rigoroso consigo mesmo.





Fonte: www.clinicalcare.com.br

Colesterol: faça trocas inteligentes de alimentos

Colesterol: faça trocas inteligentes de alimentos

Trocar alguns alimentos pode ser uma boa medida para reduzir os níveis de colesterol no sangue. Conheça 10 trocas inteligentes de alimentos parecidos entre si mas com propriedades muito diferentes!

Chocolate ao leite - troque por chocolate de soja ou amargo.
O chocolate amargo tem menor colesterol e mais cacau, que é um ótimo antioxidante.
O chocolate ao leite possui alto índice glicêmico.

Margarina - substitua por azeite de oliva extravirgem ou manteiga sem sal, com moderação.
O azeite de oliva e a manteiga possuem gorduras que fazem bem ao coração. Já a margarina tem gordura trans, que é a pior gordura e pode aumentar as chances da pessoa ter problemas cardiovasculares.

Leite de vaca - substitua por leite de soja.
O leite de vaca possui muita gordura.

Molho branco - substitua por molho de tomate fresco.
O tomate é rico em licopeno, que é um potente antioxidante que combate as placas de gordura.

Docinhos amanteigados - troque por docinhos feitos de frutas secas, mel e semente.
Possuem menor índice glicêmico e menos gordura.

Gordura animal - ao preparar os alimentos, utilize óleo vegetal de canola ou, se possível, o azeite, que possui gordura monoinsaturada, que auxilia o organismo a manter o nível de colesterol.

Carnes gordurosas - troque por carnes brancas (peixe e aves sem pele) ou cortes magros da carne vermelha, pois elas possuem menos gordura saturada e colesterol.

Peixes de água doce - consuma peixes de água salgada pelo menos uma vez por semana. Substâncias existentes nesse alimento protegem o coração.

Arroz branco - substitua pelo arroz integral, pois ele possui mais quantidade de fibras. As fibras ajudam a diminuir a absorção do colesterol e das gorduras e ainda melhoram o funcionamento do intestino.

Sobremesas (doces) - prefira as frutas como opção de sobremesa.
Além de serem menos calóricas, possuem mais fibras, que ajudam a diminuir a absorção do colesterol e das gorduras e ainda melhoram o funcionamento do intestino.

Qualquer pessoa em qualquer faixa etária deve fazer estas trocas?

Sim, quanto antes fizer as trocas, menores as chances do colesterol ser alto.

Quais são os níveis normais para homens e mulheres de colesterol total, HDL colesterol e LDL colesterol?

Colesterol total até 200 mg/dl

HDL pelo menos 40 mg/dl

LDL até 100 mg/dl

As trocas propostas significam que se deve evitar completamente os alimentos com maior taxa de colesterol? Ou há um consumo considerado seguro? Qual quantidade é essa?

Podem ser consumidos, porém não demasiadamente. O ideal é que seja apenas 2x/ semana.

Quais os alimentos que devem ser realmente evitados ao longo da vida, para que o colesterol não aumente perigosamente?

- Leite e derivados gordurosos;
- Carnes gordas;
- Maionese;
- Sorvetes e doces cremosos;
- Frituras;
- Alimentos que contenham muito carboidrato. Eles aumentam o triglicérides e diminuem o HDL.

Qual o papel da berinjela na redução de colesterol do sangue e como ela deve ser consumida?

Nos últimos dez anos, pesquisas vêm comprovando a eficácia do uso deste vegetal sobre o colesterol. Esses estudos deram conta de que pessoas que passaram a consumir regularmente a berinjela na alimentação do dia a dia tiveram reduções de níveis do colesterol no sangue. Em alguns casos, essas diminuições chegaram a quase 80%.
A berinjela é um alimento rico em um flavonoide chamado de antocianina, com poderes antioxidantes e protetores contra o LDL-colesterol.

Exercícios físicos ajudam a reduzir o colesterol?

Sim. A boa alimentação aliada ao exercício físico ajuda não só na redução do colesterol, como em muitos aspectos da nossa saúde física e até mental.

Algumas dicas:

Além das trocas citadas acima, sempre que possível, inclua em sua alimentação:

- Sucos de frutas vermelhas como morango, uva, amora e framboesa;
- Linhaça (semente ou farelo);
- Amêndoa (pelo menos 1/dia);
- Avocado: fruta rica em ômega 9, que diminui o colesterol;
- Temperos como o alho e a cebola;
- Folhas verdes.


Fonte: www.idmed.com

Como ter uma vida saudável, 16 dicas para se ter uma vida saudável

16 dicas para se ter uma vida saudável
Como ter uma vida saudável, 16 dicas para se ter uma vida saudável

1 - Você consome proteína vegetal (soja) ou carnes brancas (magras) com maior freqüência que carne vermelha?
A carne de frango e peixes de água salgada possuem menos gorduras e gorduras saturadas que a maioria dos cortes de carne vermelha ou de porco. É importante comer mais essas carnes no lugar de carnes com alto conteúdo de gordura como por exemplo: salsichas, bifes e assados; e também é importante equilibrar suas proteínas consumindo algum tipo de proteína vegetal, como a soja, diariamente.

2 - Você consome pelo menos 7 porções de frutas ou verduras de diferentes variedades e cores todos os dias?
É importante consumir, pelo menos 7 porções diárias de frutas e verduras para obter as fibras, vitaminas e minerais que esses alimentos contém. Ingira uma ampla variedade de frutas e verduras de diversas cores para obter várias substâncias que somente se encontram em plantas e que vão ajudar você a manter-se mais saudável.

3 - Você consome produtos derivados de cereais integrais (pães e massas de farinha integral, arroz integral) no lugar de massas comuns, arroz branco e pão branco?
Os grãos processados e refinados oferecem principalmente carboidratos com calorias vazias. É importante consumir, moderadamente, p grãos integrais de forma que você possa obter todos os benefícios que esses alimentos possuem, incluindo vitaminas, fibras e proteínas.

4 - Você come peixe do mar pelo menos 3 vezes por semana?
Os peixes do mar contém óleos saudáveis, Omega 3, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas quando são consumidos como parte de uma dieta saudável. Em geral possuem menor quantidade de gordura em comparação com outras carnes e isso pode ajudar a manter seu peso saudável.

5 - Você evita comer frituras, molhos, manteiga, margarina?
Os alimentos fritos, molhos, manteiga, margarina somam muitas calorias e gorduras saturadas, mesmo consumindo-os em pequenas quantidades. Como é difícil controlar as porções que são consumidas é melhor evitar sempre que possível esses alimentos.

6 - Você evacua seus intestinos todos os dias com facilidade?
Ter um bom funcionamento intestinal é importante para eliminar as toxinas do corpo, e uma eliminação saudável pode manter o equilíbrio do colesterol e outras gorduras do sangue. A constipação (gases) pode ser evitada consumindo 25g de fibra por dia de frutas, vegetais, cereais e bebendo de 6 a 8 copos com água, diariamente. Exercícios suaves e meditação também contribuem.

7 - Você realiza, pelo menos, 30 minutos de exercícios físicos 3 a 5 vezes por semana?
Realizar exercícios que estimulem seu coração, pelo menos 3 a 5 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos, irá ajudar a manter o seu sistema cardiovascular saudável e reduzir o estresse.

8 - Você mantém um peso estável e adequado?
Você pode manter um peso adequado e saudável com atividade física freqüente e seguindo uma dieta baseada em proteínas magras, frutas, vegetais e porções controladas de alimentos integrais.

9 - Você tem tempo para preparar comidas balanceadas e variadas, ou prefere as comidas rápidas, sanduíches, alimentos congelados?
Dada a falta de tempo em nossas vidas, é tentador eleger comidas prontas ou rápidas, ou ainda, comer enquanto realizamos outras atividades. Existem muitos produtos práticos como vegetais pré-lavados para saladas, vegetais congelados, frutas pré-cortadas e até mesmo porções de comidas saudáveis e rápidas de preparar, mas é preciso bom-senso na hora de escolhê-las e consumi-las.

10 - Você controla a vontade de comer entre as refeições (beliscar)?
Comer entre as refeições frutas e vegetais é uma coisa, mas comer salgadinhos ricos em gorduras, ou alimentos ricos em açúcares pode ser uma indicação de estresse, aborrecimento ou mau-hábito. Experimente optar por alimentos mais saudáveis e, principalmente, um chá quente para ajudar a controlar o estresse.

11 - Você tem boa circulação ou apresenta retenção de líquidos, inchaços?
O excesso de peso pode ser, muitas vezes, apenas líquidos retidos. Os inchaços nas mãos e nos pés podem indicar que está acontecendo isso.

12 - Você tem energia e concentração necessária para superar os desafios diários?
Todos querem ter o máximo rendimento durante o dia. O exercício freqüente e o controle do estresse podem ajudar a dormir melhor e a sentir-se descansado e com energia ao longo de todo o dia.

13 - Você bebe pelo menos 8 copos com por dia?
Se você espera ter sede para beber água talvez já se encontre um pouco desidratado. Seu corpo precisa de água para diversas funções e estar bem hidratado o ajudará a manter sua pele e outros tecidos saudáveis.

14 - Você consome a quantidade diária de cálcio?
Homens = 1000mg
Mulheres até 50 anos = 1200mg
Mulheres acima de 50 anos = 1500mg
O cálcio é importante para a proteção óssea e ajuda a manter uma boa pressão arterial. As melhores fontes são produtos lácteos sem gordura e alimentos enriquecidos com cálcio. O ideal seria combinar a alimentação com suplementação de cálcio.

15 - Você está com os níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial normais?
Com a pressão arterial elevada, os triglicérides e o colesterol podem desencadear doenças cardiovasculares graves. O exercício freqüente associado a uma dieta com pouca gordura e rica em vegetais, fibras e óleos saudáveis de peixe podem ajudar a controlar esses fatores.

16 - Seu café da manhã é nutritivo e balanceado todos os dias?
Há muito tempo a medicina destaca a importância da primeira refeição do dia. Especialistas em nutrição defendem que um bom e equilibrado café da manhã ajuda a emagrecer. Saiba porque: Pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, descobriram que um desjejum "equilibrado" e "saudável" deixa o organismo menos sensível à ação da insulina. Isso significa que, você está diminuindo a produção deste hormônio, conseqüentemente produzindo menos gordura. Eles também chegaram a conclusão de que, quem se alimenta a noite e permanece até o almoço do dia seguinte sem comer, não está emagrecendo e sim queimando massa muscular, pois ficando tantas horas sem ingerir nenhum alimento, o organismo estoca gordura e queima massa magra(músculo).

Outra pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, com 16.000 adultos, mostrou que os riscos de obesidade eram 4,5 vezes maiores entre os indivíduos que não tomavam café da manhã, do que entre os que faziam esta refeição adequadamente. Segundo estes especiaistas, o café da manhã ideal deve incluir uma boa fonte de fibras, proteínas e carboidratos de boa qualidade e de baixos teores calóricos, além de minerais essenciais para o correto funcionamento de nosso organismo. Com a ingestão desses nutrientes equilibrados, seu organismo estará saciado por mais tempo evitando, assim, os exageros na hora do almoço, bem como será estimulado a queimar mais gordura.

Fonte: www.controledepesonline.com.br

Milonga no Chapitô--19th of November 2009, Lisbon

19th of November 2009
from 22.00h
Milonga no Chapitô
"Milonga no Chapitô", organized by Lisbon tango school Pasiontango, is held once a fortnight, on every other Thursday of the month. Chapitô is a cultural, social and educational Project, linking arts with animation and social intervention. It is a fabulous place, situated in Alfama, close to the walls of São Jorge Castle, with a magnificent view over Lisbon and the Tagus river.

Free entrance.


Costa do Castelo, nº 1 / 7
1149-079 Lisboa
http://www.pasiontango.net, vou deixar este site no meu blog, ao vosso lado direito, no lugar: Site For to See

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ervas e Cirúrgias -leiam e conheçam e tomem-nas para o vosso bem estar

Ervas e Cirúrgias


Determinados produtos ervanários podem interferir com a anestesia durante as operações…
Prolongamento dos efeitos da anestesia, aumento das hemorragias e variações da pressão arterial são algumas das consequências que podem advir do uso de produtos ervanários como o ginseng ou o gingko biloba.

Esta conclusão foi apresentada, no passado mês de Outubro, numa conferência da Sociedade Americana de Anestesistas, pelo Dr. Charles McLeskey do hospital Scott & White Memorial em Temple.

Avisar o médico de que se toma este tipo de produtos e da quantidade prescrita torna-se, assim, importante para evitar estes efeitos indesejáveis. Parar 2 semanas antes com o tratamente é outro dos conselhos dados nesta conferência.

Entre os produtos em análise encontram-se a gengibre, o alho ou a Kava-Kava. O estudo foi feito a 979 pacientes antes de serem submetidos a uma cirúrgia.



Um pouco sobre estas ervas aqui referidas:

Lembre-se com Ginkgo Biloba
No que diz respeito à perda de faculdades mentais e à diminuição da memória que acontecem com o passar dos anos e, por isso, inevitáveis, pode contudo, travar-se a velocidade com que ocorre, se nos rodearmos de todas as medidas protectoras – exercício físico e mental regular, nutrição adequada e suplementação específica.
No que diz respeito à suplementação, a Ginkgo biloba é, provavelmente, o suplemento fitoterápico comprovadamente mais eficaz.


Produzido a partir das folhas da árvore Ginkgo, os laboratórios podem obter um extracto da planta e padronizá-lo no seu princípio activo (ginkgoflavonoglicosidos) para máxima eficácia terapêutica. Este extracto tem demonstrado ser uma das mais poderosas "armas" na melhoria da função cerebral. Para além deste importante benefício, o extracto de Ginkgo é um potente antioxidante e está demonstrado que pode ser muito útil para a saúde cardiovascular e para a protecção do sistema nervoso.

A árvore da Ginkgo é considerada um dos seres vivos mais antigos à face da Terra, existindo desde há mais de 200 milhões de anos. O seu uso terapêutico já era conhecido pela civilização Chinesa, há mais de 5000 anos atrás.
Actualmente existem mais de 400 estudos científicos publicados que evidenciam os efeitos benéficos do Extracto de Ginkgo biloba na saúde.
Depois de se iniciar a toma do Extracto de Ginkgo, as melhorias mais frequentemente referidas são: mais concentração e melhor memória, menos ansiedade, tonturas e dores de cabeça, melhoria dos derrames sanguíneos e diminuição do edema nos membros inferiores.

Principais usos terapêuticas

Cognição e Memória – a sua acção farmacológica passa por:
1 – aumentar a libertação de neurotransmissores, essenciais para o processo da memória;
2 - Aumentar o aporte energético às células cerebrais;
3 - Acção antioxidante, protegendo as células cerebrais dos danos oxidativos;
4 - aumento do afluxo sanguíneo ao cérebro.

Doença Vascular – O Extracto de Ginkgo protege artérias, veias e capilares, dado diminuir a permeabilidade vascular, ter actividade anti-trombótica, anti-isquémica e anti-edematosa (evita inchaços). Diminui a permeabilidade dos vasos e relaxa-os, melhorando o aporte de sangue aos tecidos. Previne a aterosclerose, favorecendo a circulação sanguínea saudável.
Por este motivo é recomendada na prevenção e tratamento de varizes, hemorróidas, problemas circulatórios em diabéticos e na claudicação intermitente (fornecimento insuficiente de sangue aos músculos da perna).
Por inibir a agregação das plaquetas é também utilizado na prevenção de enfartes e tromboses.

Anti-Envelhecimento – o Extracto de Ginkgo pode proteger as células cerebrais contra o stresse oxidativo causado por vários radicais livres. A oxidação do colesterol-LDL (mau colesterol), leva à formação da placa de ateroma dentro das artérias, sendo um dos principais factores promotores da arteriosclerose cerebral.

Outros usos – Disfunção sexual, nomeadamente a relacionada com o uso de anti-depressivos.

Dose recomendada: 120 mg de extracto de ginkgo biloba, padronizado, em pelo menos 24% de flavonoglicosidos (princípio activo da Ginkgo), dividido em 2 ou 3 tomas por dia.
Casos severos ao nível do foro psíquico ou cardiovascular, devem-se tomar 240 mg/dia.
Usualmente, começam-se a notar resultados ao fim de 6 a 8 semanas de tratamento, contudo, há casos em que se podem sentir benefícios logo ao fim de 8 dias.

Toxicidade e Contra-indicações
O extracto de Ginkgo biloba não apresenta qualquer efeito tóxico.
A "Comission E Monograph" Alemã, adverte que aqueles que estejam a tomar medicamentos anti-coagulantes, se abstenham de a tomar, dados os efeitos anti-agregantes plaquetários que apresenta. Pode ser tomado, inclusive, por mulheres grávidas ou a amamentar.

Revista EcoNews Nº 6

No que diz respeito à perda de faculdades mentais e à diminuição da memória que acontecem com o passar dos anos e, por isso, inevitáveis, pode contudo, travar-se a velocidade com que ocorre, se nos rodearmos de todas as medidas protectoras – exercício físico e mental regular, nutrição adequada e suplementação específica.
No que diz respeito à suplementação, a Ginkgo biloba é, provavelmente, o suplemento fitoterápico comprovadamente mais eficaz.

Produzido a partir das folhas da árvore Ginkgo, os laboratórios podem obter um extracto da planta e padronizá-lo no seu princípio activo (ginkgoflavonoglicosidos) para máxima eficácia terapêutica. Este extracto tem demonstrado ser uma das mais poderosas "armas" na melhoria da função cerebral. Para além deste importante benefício, o extracto de Ginkgo é um potente antioxidante e está demonstrado que pode ser muito útil para a saúde cardiovascular e para a protecção do sistema nervoso.

A árvore da Ginkgo é considerada um dos seres vivos mais antigos à face da Terra, existindo desde há mais de 200 milhões de anos. O seu uso terapêutico já era conhecido pela civilização Chinesa, há mais de 5000 anos atrás.
Actualmente existem mais de 400 estudos científicos publicados que evidenciam os efeitos benéficos do Extracto de Ginkgo biloba na saúde.
Depois de se iniciar a toma do Extracto de Ginkgo, as melhorias mais frequentemente referidas são: mais concentração e melhor memória, menos ansiedade, tonturas e dores de cabeça, melhoria dos derrames sanguíneos e diminuição do edema nos membros inferiores.

Principais usos terapêuticas

Cognição e Memória – a sua acção farmacológica passa por:
1 – aumentar a libertação de neurotransmissores, essenciais para o processo da memória;
2 - Aumentar o aporte energético às células cerebrais;
3 - Acção antioxidante, protegendo as células cerebrais dos danos oxidativos;
4 - aumento do afluxo sanguíneo ao cérebro.

Doença Vascular – O Extracto de Ginkgo protege artérias, veias e capilares, dado diminuir a permeabilidade vascular, ter actividade anti-trombótica, anti-isquémica e anti-edematosa (evita inchaços). Diminui a permeabilidade dos vasos e relaxa-os, melhorando o aporte de sangue aos tecidos. Previne a aterosclerose, favorecendo a circulação sanguínea saudável.
Por este motivo é recomendada na prevenção e tratamento de varizes, hemorróidas, problemas circulatórios em diabéticos e na claudicação intermitente (fornecimento insuficiente de sangue aos músculos da perna).
Por inibir a agregação das plaquetas é também utilizado na prevenção de enfartes e tromboses.

Anti-Envelhecimento – o Extracto de Ginkgo pode proteger as células cerebrais contra o stresse oxidativo causado por vários radicais livres. A oxidação do colesterol-LDL (mau colesterol), leva à formação da placa de ateroma dentro das artérias, sendo um dos principais factores promotores da arteriosclerose cerebral.

Outros usos – Disfunção sexual, nomeadamente a relacionada com o uso de anti-depressivos.

Dose recomendada: 120 mg de extracto de ginkgo biloba, padronizado, em pelo menos 24% de flavonoglicosidos (princípio activo da Ginkgo), dividido em 2 ou 3 tomas por dia.
Casos severos ao nível do foro psíquico ou cardiovascular, devem-se tomar 240 mg/dia.
Usualmente, começam-se a notar resultados ao fim de 6 a 8 semanas de tratamento, contudo, há casos em que se podem sentir benefícios logo ao fim de 8 dias.

Toxicidade e Contra-indicações
O extracto de Ginkgo biloba não apresenta qualquer efeito tóxico.
A "Comission E Monograph" Alemã, adverte que aqueles que estejam a tomar medicamentos anti-coagulantes, se abstenham de a tomar, dados os efeitos anti-agregantes plaquetários que apresenta. Pode ser tomado, inclusive, por mulheres grávidas ou a amamentar.

Revista EcoNews Nº 6






Benefícios de Ginseng
Quinta-feira, Março 26th, 2009


Inglês ginseng é um termo dado a um chinês renshen palavra. O sentido literal do termo é este homem raiz. Ele tem uma característica forked moldada olhar que lembra as pernas de um homem, daí o nome. Originalmente, o termo Ginseng foi utilizado como substituto de várias plantas com propriedades medicinais. Apesar de Ginseng Panax agora se refere a gênero, os investigadores acreditam que a planta original utilizado na China antiga era diferente. Ginseng raiz é nativo para o Leste da Ásia e da América do Norte, e tem sido usado como um povo em medicina e tônico para milhares de anos.

Ginseng é uma planta perene, e é freqüentemente encontrado em zonas densamente arborizadas e exige rico solo para crescer. Ginseng leva vários anos para crescer-up. Ela requer cerca de 3-10 anos de tempo para obter as raízes cultivadas adequadamente. No entanto, após vários anos, a fábrica ea sua raiz pode começar a degenerar, e de maio a raiz solta suas capacidades medicinais. O Ginseng unidade em si é muito atraente para olhar. Tem bem formados folhas verdes com bagas vermelho brilhante, mas é apenas a raiz que possui propriedades medicinais. É essencialmente um membro da família Araliacae.

Rápido-passeado no actual mundo, as pessoas sonho de ter algo que pode curar-los dentro de um piscar de olho. Ginseng não é a resposta para todos os problemas, mas possui certas propriedades que podem ajudar na cura muitas doenças. Ele tem uma grande procura desses que a oferta nunca é o suficiente para satisfazer a procura. Alguns dos benefícios incluem as suas propriedades medicinais para ajudar a curar os problemas relacionados com colesterol. É amplamente utilizado para diminuir o colesterol, aumento da energia, e durabilidade, fadiga e reduzir efeitos do estresse. Também é visto como ajuda para as pessoas com diabetes.

São muitos os benefícios de Ginseng conhecido, mas um dos mais importantes benefícios é o seu apoio no tratamento do cancro. Ela ajuda a reconstruir células e dar força para músculos, os quais são necessários no tratamento do cancro. Outros benefícios incluem a melhoria de memória, aumento da vitalidade, alargando endurance, aliviando corpo stress, a luta contra a fadiga, reforçar imunidade, equilibrando metabolismo e muitos mais. Ginseng também ajuda na cura disfunção sexual para ambos os sexos. Ginseng é benéfica para as mulheres que sofrem de sintomas pós-menopausa. Um dos principais factores para a sua alta demanda é devido à sua capacidade de afectar o envelhecimento. Ele é usado como um complemento em diversos medicamentos anti-envelhecimento.






KAVA KARA


Nome botânico de Kava Kava: Methysticum do gaiteiro

Outros nomes da terra comum: Kava, Kawa, awa do ‘ (Havaí), ava do ‘ (Samoa), yaqona (Fiji), sakau (Pohnpei)


Habitat: O kava foi crescido historicamente em Havaí, em Federated States Of Micronesia, em Vanuatu, em Fiji, no Samoas, e em Tonga. É uma colheita de dinheiro em Vanatua e em Fiji. A planta do kava é um arbusto que prospere em solos protegidos, bem-drenados, frouxos. Cresce naturalmente onde a precipitação é abundante. A planta cresce a melhor entre 20 e 35 graus Célsio e entre 70 e 100 por cento de umidade.

Descrição da planta: O kava de Kava é um arbusto da família de pimenta que vem uma altura de 3 medidores. Este esportes constantes résistentes heart-shaped, folhas verde-clara, que têm ao redor 15 a 20 centímetros de comprimento. A planta produz os pontos pequenos da flor que são estéreis. As raizes em plantas maduras podem alcangar tão profundamente quanto 60 centímetros.

Peças de planta usadas: A raiz e o rizoma do kava do kava são usados em usos medicinais e recreacionais.

Usos, benefícios e reivindicações terapêuticos de Kava Kava

* Kava foi usado em recolhimentos sociais para abaixar inibições e fazer todos mais relaxado e amável.
* Kava é uma erva popular para tratar a ansiedade, o esforço e a depressão. O relaxamento, estado eufórico trazido sobre por esta erva faz útil em tratar estas circunstâncias.
* Esta erva é usada frequentemente em cerimónias religiosas obter um estado iluminado.
* Alguma pesquisa mostrou a promessa para o uso do kava do kava no tratamento do cancro ovariano e da leucemia.
* Tradicional, os insulares pacíficos usaram Kava para tratar o rheumatism, problemas menstrual, a doença venereal, a tuberculose, e a lepra.
* Kava pode ser usado no lugar de aspirin, acetaminophen, ou o ibuprofen na dor alivia.
* Esta erva igualmente actua como um agente diuretic e anti-inflammatory, fazendo desse modo o úteis em tratar o gout, congestões brônquicas, cistite, e prostatis.
* O kava de Kava é usado frequentemente como um dae (dispositivo automático de entrada) erval do sono também.

Preparação e uso

O kava de Kava é preparado tradicional mastigando da raiz por uma criança ou uma fêmea nova, virgem e então a raiz masticated é cuspo em uma bacia com uma pequena quantidade de água adicionada. Pode igualmente ser moída em um pó e ser misturada com uma pequena quantidade de água para fazer uma pasta. Isto é misturado então com um líquido frio para fazer uma bebida. Kava pode igualmente ser combinado com outras ervas para combinar e realçar os efeitos.

Efeitos secundários potenciais de Kava Kava

Quando o kava do kava, nas pequenas quantidades durante curtos períodos, for acreditado para ser relativamente seguro, há alguma pergunta sobre a toxicidade possível do fígado. O uso a longo prazo pode fazer com que a pele desseque e conduza possivelmente para descasc úlceras. A maioria de pesquisa suporta a idéia que o uso de Kava não conduz ao apego ou à dependência. Esta erva não deve ser tomada ao conduzir, ou nenhuma outra atividade onde a acuidade mental é exigida. As doses elevadas podem conduzir à vertigem, à fraqueza de músculo, e ao prejuízo visual. O uso a longo prazo pode contribuir à hipertensão, aos níveis reduzidos da proteína, às anomalias do glóbulo, ou mesmo ao dano de fígado. Kava não deve ser usado com antidepressivos da prescrição, sedatives ou ser misturado com o álcool. Esta erva não deve ser usada por povos com cirrose do fígado ou de outras desordens do fígado. Esta erva não deve ser usada por aquelas que estão grávidas, nutrindo ou ser tratada para a depressão.







OS BENEFÍCIOS DO GENGIBRE

( Zingiber officinale, Roscoe)


Atênção: este estudo visa apenas fornecer informações sobre saúde preventiva.

1. Nomenclatura

Nome científico : Zingiber officinale, Roscoe.
Nome tibetano: bca'ega
Nome sânscrito: sunthi (desidratado) andrak (fresco)
Nome popular: gengibre

2. Princípios Activos

- citral, 1,8-cineol, zingibereno, bisaboleno, geraniol, acetato de geranila,gingeróis,chugaóis, zingiberol, ?-canfeno, ß-felandreno, borneol, linalol,acetatos e caprilatos de zingibero.

- Amido; proteínas; gorduras; princípios amargos; ácidos orgânicos; sais
minerais e resinas.

3. Propriedades medicinais

O gengibre foi introduzido no Brasil no século XVI pelos colonizadores .

Apresenta muitas propriedades medicinais devendo fazer parte da farmácia
natural de todas as residências.

As suas características ayurvédicas podem ser classificadas de acordo com
as seguintes características:


· Rasa (sabor resultante do contato do alimento com a língua) : picante.

· Virya (propriedade térmica do alimento ao chegar no estômago) : quente.

· Vipak (pós-digestivo) : doce.

O gengibre é quente em potencial, leve e gorduroso. Alivia khapa e vata. Estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco.

Faz parte de um grupo de árvores - drogas naturais - chamada tryasuna, que possuem efeitos semelhantes.

Tryasuna é picante e potencialmente quente.

O gengibre na medicina ayurvédica trata obesidade, possui ação na doença asmática, resfriados, slipada (elefantíase) e rinite crônica.

O Dr. Krishna Srivastava, da universidade de Odense, na Dinamarca, pesquisou onze condimentos e descobriu que sete deles tinham efeitos anticoagulante. Os mais potentes foram cravo, gengibre, cominho e açafrão.

O gengibre realmente é um poderoso anticoagulante nos seres humanos, como descobriu Charles R. Dorso, M.D., da Faculdade de Medicina da Cornell University.

O Dr. Dorso relatou que o agente ativo era o gingerol, um componente do gengibre quimicamente semelhante à aspirina.

O gengibre também é um excelente remédio para enjôo ou náuseas e, diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Vários estudos comprovam este fato.

Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores da universidade G.B. Pant, na Índia, documentaram sua eficácia, após estudarem a ação antiflatulência do gengibre.

Dr. Krisnha C. Srivastava também estudou a acção antiflatulência do gengibre, já que acfeta as prostaglandinas (substâncias que ajudam a controlar respostas inflamatórias envolvendo a histamina e a dor)Na verdade, o gengibre funciona de forma bastante semelhante à aspirina, bloqueando a síntese de prostaglandina e levando à redução da inflamação e da dor.

Em estudo feito com um paciente, o mesmo foi orientado a ingerir 500 a 600 mg (aproximadamente um terço de uma colher de chá) de gengibre em pó misturado com água pura. Em 30 minutos percebeu-se o efeito no alívio da dor de cabeça. Nos três ou quatro dias seguintes ela continuou a ingerir o preparado (4x ao dia).

O gengibre tem sido utilizado na Índia há milhares de anos para o tratamento de doenças reumáticas.

Um outro estudo também mostra que o gengibre pode acelerar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.

De acordo com a Dra. Vinod Verma o pó também pode perder as propriedades farmacêuticas. O gengibre seco conseguido no ocidente não é comparável ao sunthi, pois na Ayurveda existe um método especial para secá-lo.

O gengibre sempre é indicado em programas de desintoxicação.

Dr. Vasant Lad orienta os seguintes cuidados:

· Uma colher de gengibre fresco com uma pitada de sal funciona como aperitivo.

· Tomar lassi com uma pitada de gengibre ou cominho em pó ajuda na digestão.

· Um copo de leite com gengibre tomado antes de dormir é nutritivo e acalma a mente.

· Em caso de febre, é recomendável fazer um jejum com infusão de gengibre(chá).

Indicações: estimulante gastrintestinal, aperiente, combate os gases intestinais (carminativo), vómitos, rouquidão; tónico e expectorante. Externamente é revulsivo, utilizado em traumatismos e reumatismos.

Parte usada:
Rizoma ("raiz").

Preparo e dosagem:

Pulverizar o rizoma e ingerir contra vômitos.

Decocção: preparar com 1 colher (chá) de raiz triturada em 1 xíc. de chá água, tomar 4 xíc. de chá ao dia.

Cataplasmas: preparar com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano, e deixar no local (para reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações).

Rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão).

Tintura: 100 g do rizoma moído em 0,5 l de álcool, fazer fricções para reumatismos.

Xarope: pode ser ralado e adicionado a xaropes, juntamente com outras plantas.

Toxicologia: o uso externo deve ser acompanhado para evitar possíveis queimaduras.


4. Bibliografia

1. Almança, Carlos César Jorden. Formulário de Prescrição Fitoterápica. São Paulo: Editora Atheneu, 2003.
2. Carper, Jean. Alimentos: o melhor remédio para boa saúde. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1995.
3. Dash,Vaidya Bhagwan. Matéria Medica of Indo-Tibetan Medicine. Delhi: Classic Índia Publication, 1987.
4. Lad, Vasant. Ayurveda - La ciência de curarse a uno mismo. Guia prática de medicina ayurvédica.
5 .Panizza, Sylvio. Plantas que curam: cheiro de mato. São Paulo: IBRASA,1997.
6. Verma, Vinod. Ayurveda: a medicina indiana que promove a saúde integral.Rio
de Janeiro: Record: Nova Era, 2003.






ALHO É SAÚDE
ALHO
O Alho cura: escorbuto, bronquite, diarréia calcificação das artérias, vermes intestinais,hemorróidas, varizes, enfermidades dos rins, da bexiga, da vista, dores de cabeça, enxaquecas, obesidade, hidropisia, tumores, herpes, afecções da pele, melancolia, histeria, reumatismo, gota, palpitações do coração, inflamação da mucosa, tifo, prisão de ventre, mal-estares pela paralisação do fígado e do baço, perturbações do metabolismo, nefrite, desarranjos estomacais, falta de apetite, tosse, rouquidão, catarros, nervosismo, abscessos pulmonares, asma, etc.

O alho elimina os velhos resíduos do organismo, purificando o aparelho digestivo.


O suco de alho contém as vitaminas C e K, e vários sais minerais como o enxofre, fósforo, silicatos e iodo. Se abundante conteúdo de fósforo e enxofre, faz que o alho seja um alimento especial para os nervos, e a vitamina K serve para combater hemorragias de qualquer classe.

Florais de Bach

floraFlorais de Bach

Uma terapia emocional para as doenças físicas, à base de flores.
A terapia dos Florais de Bach actua ao nível do equilíbrio emocional do paciente, procurando levar a uma consciência plena do seu mundo interior e exterior. A origem dos problemas de saúde é, frequentemente, a nossa mente. Sentimentos persistentemente reprimidos acabam por emergir, primeiro como conflitos mentais e psicológicos e, eventualmente, como doença física.

As essências florais descobertas e estudadas pelo dr. Bach são remédios líquidos naturais e altamente diluídos. São totalmente inofensivos e sem quaisquer efeitos colaterais. Destinam-se à cura dos problemas espirituais e emocionais, actuando a níveis vibratórios muito subtis, limpando e harmonizando a pessoa e a sua aura energética.

A terapia dos florais é utilizada para curar o stress, depressões, o síndroma do pânico, o cansaço físico e/ou mental, ansiedades, medos, etc., etc.. Os florais são produzidos no Bach Centre, em Inglaterra, local onde Edward Bach desenvolveu todo o seu trabalho. Os remédios são preparados a partir de flores, arbustos e plantas silvestres e a sua manipulação obedece aos rígidos padrões determinados pelo Centro. Cada floral é composto de água mineral, brandy de uvas e essências florais. São administrados por gotas - geralmente 4 gotas, 4 vezes ao dia, e a quantidade de brandy, utilizado para conservar o preparado, corresponde a cerca de meia gota por cada dose.

A terapia dos Florais de Bach foi desenvolvida por volta de 1930 por Edward Bach, médico imunologista, bacteriologista e homeopata. Profundo conhecedor dos métodos paliativos da medicina convencional, Edward Bach acreditava existir um método capaz de curar realmente, inclusive as doenças consideradas incuráveis. O primeiro passo foi enveredar gradualmente pela homeopatia, administrando remédios naturais, à base de plantas, aos seus doentes, com resultados bastante encorajadores. Procedeu então a um método inovador, ao separar os pacientes por grupos de comportamento, acreditando que era possível eliminar o sofrimento característico de cada grupo, sofrimento este de ordem emocional ou espiritual.

Estimulado pela sua crença, Edward Bach abandonou uma carreira promissora e o prestigiado consultório na Harley Street e embrenhou-se num trabalho do qual resultaram as 38 essências florais que estavam na base do seu novo tratamento. Terminada a sua pesquisa e encorajado pelos resultados obtidos, o dr. Edward Bach deu uma breve explicação dos princípios daquela nova terapia: "A acção destes remédios consiste em elevar as nossas vibrações e abrir os nossos canais para a recepção do Eu Espiritual; de inundar a nossa natureza com a virtude particular de que precisamos, e em expurgar de nós o erro que causa o mal... Eles curam, não combatendo a doença, mas inundando o nosso corpo com as sublimes vibrações da nossa Natureza Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como a neve à luz do sol. Não existe cura autêntica, a menos que exista uma mudança de perspectiva, uma serenidade mental e uma felicidade interna."

Actualmente, a terapia dos Florais de Bach é uma das mais conhecidas formas de terapia alternativa e é praticada por todo o mundo, na grande maioria de centros de holísticos e de novas terapias.

A Terapia das Algas

A Terapia das Algas

As algas proporcionam um excelente recurso para tratar determinados problemas humanos. Todavia, nem sempre se conhecem os seus potenciais terapêuticos.
O corpo humano necessita de inúmeros complementos que asseguram a vitalidade e saúde do ser humano, e a grande fonte dessas substâncias é na maioria dos casos o mar. Da profundidade das águas, vamos buscar diversas substâncias portadoras de sais minerais, vitaminas, e de um conjunto de propriedades que revestem o corpo e o organismo de beleza e saúde.

Do mar retiram-se as condições favoráveis para um bom funcionamento do metabolismo e organismo, hidratando-o e conferindo-lhe o equilíbrio necessário ao seu funcionamento. As algas são uma dessas mais-valias que o mar possui e que anualmente se reproduzem, renovando sistematicamente a sua constituição. Ainda que possam causar um sentimento de repulsa ao observá-las ou ao tocar-lhes, é das algas que são extraídos os componentes para muitos dos produtos utilizados na sua beleza diária.

Uma das maiores algas existentes é a Laminária Digitata. Esta alga possui mais de 4 metros de comprimento e a sua cor é o castanho. A sua principal característica é que consegue reunir em si mesma a possibilidade de estimular a glândula tiróide e de assegurar a devida circulação sanguínea. Para além de tonificar, a Laminária Digitata pode ainda ser uma óptima aliada na perda de peso.

Apresentando uma tonalidade quase preta, a Chondrus Crispus é uma alga muito pequena que se traduz por ser muito eficaz na sua função de expectorante e de laxante. As suas características reconstitutivas e estimulantes para o organismo são igualmente muito satisfatórias.

Para aqueles que pretendem perder peso a Fucus Vesiculosos é uma opção apropriada e eficaz para esse fim. Esta alga encontra-se normalmente colada às rochas, e o seu tamanho raramente excede os 100 centímetros. Portadora de bons constituintes de perda de peso, a Fucus Vesiculosos actua na circulação sanguínea, na estimulação da glândula tiróide e pode tornar-se mesmo num potente estimulante para todo o organismo.


A Undaria Pinnatifida é uma das espécies de algas mais ricas em íodo, cálcio, sódio e magnésio. Assemelhando-se a uma pluma, esta alga revela também no leque das suas propriedades o facto de proporcionar uma acção anti-oxidante natural. Tal como as restantes algas, a Undaria Pinntifida renova-se anualmente.

A Lihothamme é outras das algas com propriedades muito positivas para o indivíduo, ainda que a mesma esteja localizada a mais de 30 centímetros de profundidade. Possuidora de nobres propriedades com um grau elevado de magnésio, cálcio e ferro, esta é outra das algas cujas funções terapêuticas não se podem ignorar.

Certamente, já está a consumir produtos que são derivados das algas, mas saiba que nem todas elas existem na costa portuguesa. Portanto, se alguma delas lhe despertou a atenção em particular, verifique a existência das mesmas nos produtos que tem vindo a utilizar.A função terapêutica das algas é algo a aproveitar, antes que o mar nos pregue alguma partida e a natureza deixe de nos congratular com a sua existência.

Os Milagres das Plantas nas Depressões

Os Milagres das Plantas nas Depressões

Para além dos antidepressivos, que infelizmente podem protagonizar efeitos secundários, as plantas medicinais são uma excelente opção para manter a sua saúde psicológica e fisica na melhor forma.

O tempo parece que voa. Quer-se fazer tudo num curto espaço de tempo e, quando se dá pela produtividade final, não se fez quase nada. Nessas alturas, entra-se num estado de depressão, ansiedade, à qual não se consegue escapar. Mas, para além dos conhecidos comprimidos, há outras formas de reduzir a intensidade das depressões...

O nosso corpo é constituido por um sistema físico e psicológico e, muitas das vezes, este último é tão ou mais importante, que o próprio esforço físico. Uma grande parte dos problemas que temos, como dores, irritações gástricas ou flacidez dos músculos, devem-se em grande parte a questões de cariz psicológico, proporcionadas pela forma stressante como se conduz a vida.

As depressões podem surgir de maneira subtil, ou logo de ínicio assumir uma roupagem mais grave. As mudanças de humor repentino ou o desinteresse pela vida desde muito cedo, pode levar a que, inevitavelmente, uma depressão mais tarde se instale.

Quando se sentir abalada, nostálgica e sem vontade para fazer nada, tome cuidado pois uma vaga depressiva pode estar a chegar a qualquer momento. Os principais indícios que algo de depressivo pode ocorrer, são as ausências de falta de energia, pouca ou nenhuma vontade de comer, desinteresse por sexo, um súbito cansaço e ansiedade, as habituais dores de cabeça, de estômago e coração, e uma inexplicável perda de peso.

Este estado de saúde psicológica, vai abalá-la tanto na sua vida profissional, como familiar e afectiva. O que acontece, é que os impulsos não são devidamente transmitidos no sistema nervoso, não atingindo na perfeição os neurónios. Por isso, o estado de humor não é devidamente motivado, apresentando carências. Destas falhas, surgem os respectivos momentos de ansiedade e depressão.

Para além da receita de antidepressivos, existem outras formas de reanimação do sistema nervoso, como é o caso das plantas medicinais. A Erva de S. João, de nome correcto Hypericum Perforatum, produz um efeito muito positivo na estabilidade do seu estado de saúde psicológico, evitando as reacções secundárias causadas pelos antidepressivos.

A planta de que hoje lhe falamos, foi utilizada há muito tempo como sedativo ligeiro, tornando-se mais tarde com possibilidades de vir a ser um antidepressivo no futuro, após diversos estudos efectuados neste âmbito. O contacto com estas plantas favoreceu bastante o estado de depressão de diversas pessoas, melhorando a sua exagerada ansiedade e o ciclo de melancolia, no qual se encontravam.

O efeito desta planta tem sido reconhecido por inúmeros farmacêuticos, que subscrevem a recomendação da utilização deste extracto de planta. As extremidades das plantas, permitem obter um extracto que possibilita, através da actividade química, uma boa acção nas pessoas com problemas depressivos.

Para além dos antidepressivos, que infelizmente podem protagonizar efeitos secundários, as plantas medicinais são uma excelente opção para manter a sua saúde psicológica e fisica na melhor forma. Entre elas, destaca-se a Hypericum Perforatum, que é um verdadeiro milagre natural para combater a depressão que a perturba...

Ser Completo

Ser Completo

Dizem-nos osmestres que a grande sabedoria e a paz de espírito se alcançam quandoconseguimos viver equilibrados nos opostos. Dizem-nos os mestres que a grande sabedoria e a paz de espírito se alcançam quando conseguimos viver equilibrados nos opostos, ou seja, quando nos atrevemos a vivenciar confortavelmente as duas faces da mesma moeda. Trata-se de um processo longo e difícil, porque é doloroso, porque pode durar a vida toda, e porque a maior parte de nós está muito bem adaptado à sociedade.
Pela educação que recebemos sabemos o que é aceite, e o que é rejeitado na sociedade ou comunidade em que vivemos, habituamo-nos a cultivar uma imagem que procura mostrar apenas o que é razoável, e treinamo-nos a esconder, também de nós próprios, aquilo que não é aceitável ou valorizado pelos outros.

Só que, uma boa parte de nós se perde neste processo e fica algures “escondido” dentro do nosso mundo interno, esquecido ou não lembrado, principalmente por nós próprios. Ora, se os sábios têm razão, e eu acredito que sim, esta consequência de uma boa adaptação a uma sociedade excessivamente racionalista, que vive mal com alguns afectos, dificulta-nos o caminho para uma integração completa do nosso ser, sem a qual temos dificuldade em viver plenamente.

Não advogo de modo nenhum a anarquia e a ausência de regras e códigos de conduta, pois não creio que sem eles, a humanidade já esteja preparada para viver responsável e respeitosamente os direitos e deveres de cada um.

Gostaria sim, que conseguissemos criar processos de educação mais saudáveis em que a plenitude e a criatividade do ser humano não fosse tão maltratada, e em que pudéssemos aprender a lidar com a totalidade das nossas características, sem termos que esconder as que não são bem aceites num “armário” interior, que ao fim dos anos, de tão cheio abre as portas, deixando entrever a confusão que se instalou dentro de nós.

Mas ainda bem que o “armário” não aguenta tudo, pois é assim que a maior parte das pessoas decide por mãos-à-obra e “arrumar as gavetas”, revendo o que deixámos escondido e seleccionando agora, com outra idade e outra consciência, o que fica e como fica dentro de nós.

Dentro das características rejeitadas pela sociedade estão algumas que não são favoráveis ao convívio adequado entre seres humanos e à preservação da humanidade - o ódio, a raiva, a inveja, o desejo de vingança e de destruição, a preguiça, a fraqueza, e tantas outras que não são muito bonitas, mas que fazem parte da natureza humana.

Mais do que banir da nossa vida essas características - o que apenas se faz superficialmente, porque elas continuam a existir na vida interior, mesmo que disso não tenhamos consciência - importa aprender a viver com elas, sem permitir que atingam as outras pessoas. Os sentimentos existem para lá da nossa vontade consciente e disso não temos culpa, mas o que fazemos com eles já é da nossa inteira responsabilidade.

É claro que não é saudável andar imerso em sentimentos ditos negativos, mas fugir deles apenas nos dificulta a tarefa de aprender com eles e de os conseguir amadurecer, para darem lugar a outros mais evoluídos e que nos fazem mais felizes. Aprender a viver os sentimentos é permitir tê-los, e encontrar modos de os exprimir que não afectem destrutivamente o outro ou a nós próprios.

Outras partes nossas que frequentemente são guardadas a sete chaves, porque também não são persona grata nos dias de hoje, são tão bonitas que por isso mesmo, fomos aconselhados a guardá-las bem lá no fundo, tendo por vezes já esquecido que fazem parte do nosso património. É a generosidade, a ingenuidade, a compaixão, a força interior, a vontade, o desejo e até a capacidade de amar. Demasiadas vezes percebo que as pessoas (quase) tem vergonha de amar alguém, como se isso fosse prova de uma fraqueza de alma, quando é exactamente o seu oposto.

Há um imenso trabalho a fazer na área da educação e da formação do ser, para que possamos viver mais tranquilos connosco e com os outros. Felizmente chegam-me cada vez mais ecos das acções positivas e construtivas de cada vez mais pessoas. E isso é fundamental porque se nada for feito, tendemos a reproduzir do mesmo modo o que nos ensinaram...

Sejam as qualidades que habitualmente chamamos negativas, sejam as que costumamos achar positivas, uma boa parte de nós está escondida durante alguns, às vezes muitos anos. Por vezes a vida ajuda-nos a recuperar estes pedaços com amor e alegria, mas na maioria das vezes este processo não é tão doce; é com a dor e o sofrimento que a maior parte dos seres humanos sente o apelo de se reencontrar.

Com todo o amor, desejo uma boa jornada a quem já a iniciou. A quem está a respirar fundo para a empreender, desejo coragem e boas companhias, porque há caminhos que não precisamos de trilhar sózinhos. Aos que já a completaram, vida longa para nos poderem ensinar e apoiar.

Ana Ribeiro Moreira
Psicóloga Clínica/Psicoterapeuta
1. Os diversos conceitos de liderança

Liderança é a influência pessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Nesse sentido, liderar é influenciar.

Para influenciar mister ter poder, este concebido como a capacidade de exercer a influência. Quando legítimo, o poder se torna autoridade, ou poder legal socialmente aceito. Existem vários graus de influência, como a coação, a persuasão, sugestão e emulação.

A liderança é efectivada em uma determinada situação, ou seja, ela não depende exclusivamente da pessoa que lidera, mas também das demais pessoas e do ambiente que ocorre.

A liderança é efectivada pela comunicação.

A liderança visa à consecução de um ou de diversos objectivos específicos.

2. Os estilos de liderança

a) Liderança autocrática, liberal e democrática

A liderança autocrática gera maior produção, tensão, frustração e agressividade. A liderança liberal não gera grandes produções, mas sim individualismo, desagregação, agressividade e pouco respeito à liderança. A liderança democrática é um meio termo entre as anteriores, proporcionando produção e satisfação, ou seja, produção com qualidade, não quantidade.

Na prática a liderança deve usar os três estilos de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada.

b) Liderança centrada na tarefa versus liderança centrada nas pessoas

A liderança centrada na tarefa (job centered) está para a Teoria X, assim como a liderança centrada nas pessoas (employee centered) está para a Teoria Y.

c) Ênfase na produção versus ênfase nas pessoas

BLAKE e MOUTON, em A estruturação de uma empresa dinâmica através do desenvolvimento organizacional do tipo grid, oferecem uma técnica de alteração comportamental denominada Grade Gerencial (Managerial Grid).

A grade gerencial é uma tabela de dupla entrada composta de dois eixos: o eixo vertical representa a ‘ênfase nas pessoas’, enquanto o eixo horizontal representa a ‘ênfase na produção’. Dos extremos ao ponto médio da referida grade surgem os estilos de liderança, a saber:



Estilo Paizinho: - A única preocupação é o relacionamento humano, esquecendo na totalidade a Produção. Por Exemplo, o Chefe Privelegia apenas o convívio bem disposto, mas nunca tem coragem de chamar a atenção para uma falha cometida; Ao evitar insistir sobre a produção e o rendimento, o chefe deste estilo quer fazer a economia dos possíveis conflitos. Se precisa de dar ordens utiliza a persuasão e a gratidão como forma para se desculpar.

Estilo Laisser-Faire- O chefe deste estilo está separado
Estilo 1,1: tendência ao mínimo esforço;

Estilo 9,1-Estilo Paizinho: preocupação pela produção e quase nenhuma preocupação pessoal;

Estilo 1,9: ênfase pessoal, quase nenhuma preocupação com a produção;

Estilo 5,5: tendência à mediocridade;

Estilo 9,9: tendência à excelência.

A mudança de comportamento proporcionada pela grade gerencial parte da observação pessoal da gerência quanto ao seu tipo de liderança, em busca do estilo 9,9, que é o estilo da excelência de líder, com elevada preocupação tanto pela produção como pelas pessoas que produzem.

3. Escolha do perfil de liderança
TANNENBAUM e SCHMIDT, em How to choose a leadership pattern, oferecem algumas bases teóricas para escolha do perfil de liderança. Segundo tais bases, cada tipo de comportamento está relacionado com o grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para o pessoal subordinado na tomada de decisões. Essa diversidade comportamental está representada um continuum de padrões de liderança.
Cada gerência escolhe o seu padrão de liderança em função de três forças, a saber:
1ª) Forças para a gerência: valores e convicções pessoais, confiança no pessoal;
2ª) Forças subordinadas: necessidade de liberdade ou orientação superior, disposição de assumir responsabilidades, segurança em situações incertas, experiências e conhecimentos;
3ª) Forças situacionais: tipo de empresa, valores e tradições, políticas e directrizes, tempo de trabalho, etc.

FIEDLER, em A theory of leadership effectiveness, desenvolve um modelo contingencial de liderança eficaz, baseado em três factores situacionais:

1º) Poder de posição do líder;
2º) Estrutura da tarefa;
3º) Relações entre liderança e pessoal.
Quando maior o poder da posição, a estruturação da tarefa e o nível das relações entre a liderança e o pessoal, tanto maior a abordagem situacional para a liderança eficaz, seja ela orientada para as relações humanas, seja para a tarefa.

4. Mas o que significa realmente liderança?

O real significado da liderança na gerência de pessoal objectivado para administração participativa envolve não apenas a eficiência da gerência, mas também sua eficácia, frente às mudanças no ambiente de trabalho. Assim, constituir a própria equipa de trabalho, analisar e planejar as tarefas, motivar o pessoal, monitorar desempenhos e recompensar a eficiência são atributos da liderança.

Em outras palavras, a liderança deve estar sempre focada em objectivos a alcançar, orientando o pessoal para a acção, com autoconfiança e habilidade no relacionamento humano, bem como criatividade, inovação e flexibilidade. Tudo isso a cada decisão, em busca da excelência no desempenho.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VOCÊ PODE MUDAR A SUA VIDA - Louise Hay - Ed. Especial

VOCÊ PODE MUDAR A SUA VIDA - Louise Hay - Ed. Especial


Este filme é baseado no livro “ Cure a Sua Vida” de Louise L. Hay. A autora conta episódios da sua vida pessoal, que se por um lado são arrepiantes, por outro servem de inspiração para repensar a sua capacidade de ultrapassar obstáculos e preencher lacunas que o impedem de prosperar nas mais diversas áreas da sua vida. Importa referir, que segundo Louise L. Hay, tudo parte da mudança, logo não desista, siga em frente, aprenda a transformar experiências e sentimentos negativos em aprendizagens necessárias para reconhecer a abundância e a prosperidade. Como pode desfrutar do esplêndido sabor da felicidade sem nunca ter provado o amargo gosto da infelicidade? Este filme fornece conhecimentos profundos através da abordagem da história outrora dramática de Loiuse L. Hay e tem por base o seu contínuo desenvolvimento sobre temáticas como a auto-estima, a abundância e as causas metafísicas que estão por trás de teorias que nós próprios desenvolvemos. Também revela o modo como a autora aplica estes conceitos a nível emocional, espiritual e profissional no seu quotidiano. Oferece também testemunhos reveladores e inspiradores de muitos dos que se deixaram contagiar pelo maravilhoso e enriquecedor trabalho de Louise L. Hay.

Na edição especial, deixe-se surpreender com os exercícios que se apresentam como uma ferramenta indispensável e fundamental para o seu processo de mudança…























Atitudes e Comunicação

As pessoas são admitidas nas organizações pela sua competência técnica, despedidas pela incompetência interpessoal e promovidas pela sua capacidade de liderança.
Jack Zenger

O desenvolvimento pessoal é a garantia do sucesso das organizações no futuro.
É preciso saber tirar proveito dos recursos humanos e portanto optimizar o relacionamento interpessoal. Por outro lado, lidar bem com os outros não é algo com que se nasça; é algo que se vai aperfeiçando cada vez que nos relacionamos com alguém.


Bem aqui vos deixo 5 elementos básicos do processo de comunicação Interpessoal:

- O emissor-quem emite a mensagem
- O receptor-aquele a quem se dirige a mensagem
- A mensagem- o Conteúdo da comunicação
- O canal- o veículo ou o suporte da mensagem da mensagem
- O feedback- a informação de retorno

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que é Criar a vida, para si?




O que é Criar a vida, para si?

Nós dia a dia, estamos sempre a criar as nossas vidas, cada momento que passa. Mas como é que ela está? Por vezes ela está boa, outras mais ao menos e outras muito má.
Mas Criar a vida é um processo complexo, mas não impossível, porque este processo será sempre diferente para cada ser Humano, pois temos atitudes diferentes de todo o ser humano. Mas isso não deixa de ser bom, porque nós mudamos a nossa vida consoante o nosso desenvolvimento e a nossa evolução.

Criar a vida é um processo dinâmico, que não acontece de um dia para o outro, mas sim com tempo, e com mudanças em pequenas coisas na nossa vida.
Sei que muitas vezes pode parecer impossível conseguir mudar a sua vida, mas nunca pense que é impossível, mas sim sempre positivamente e não com pensamentos negativos. Por favor retire esses pensamentos negativos e caminhe, sem qualquer orientação, junto á natureza, ao mar, ou num lugar com cachoeiras ou num distante e diferente dos que até hoje foi, mas não fique em casa, mexa-se.

Lembre-se: Um Ser Humano Forte ou Vencedor, nunca se abate, nunca se deixa levar pelo que os outros Pensam, mas caminham e criam a sua vida, com mais força e coragem e com muita audácia, porque só assim a mudança pode surgir e o seu objectivo irá avante, por isso não pare, nunca a sua vida, continue a caminhar pelo horizonte e pare para respirar o ar puro e observar a natureza que o rodeia, que a vida é bela, para ficar fechado a viver o passado. Não faça isso a si, mas lute sempre e saia e conheça novos amigos, novos lugares, tire novos cursos, faça desporto, pinte, ou toque algum instrumento que a música faz bem, ou meta-se na dança do ventre, ou oriental, como de salão, ou da Capoeira, ou então nade, sem parar e liberte-se desse stress.

Eu gosto muito de dar este exemplo: “Vá até à Praia e nade”, ou até a um Ginásio, porque ao fazê-lo, está a ajudar a sua articulação, o seu stress que está bloqueado dentro de si, e que ao nadar acaba por descarregar o seu negativismo na água sem magoar ninguém, e sem partir nada e sem se ferir, e por fim sem se arrepender, porque muitas vezes uma pessoa descarrega em cima das pessoas e depois dizem: “Desculpa”.
Evite dizer desculpa, agindo do melhor modo, procurando exercícios desportivos, ou mentais para ocupar a sua mente, faça Yoga Ou Tai-chi, jogue Golf, peça para que lhe façam uma massagem Tailandesa, ou Shiatsu, que são fantásticas e bastante relaxantes, acredite em mim.

Quando chegar a casa tome um banho bem relaxante, passe o chuveiro de leve pelo seu corpo com a pressão de água, se tiver uma banheira, meta alguns óleos aromatemápicos, por exemplo: Óleo Corporal Anti-Choque, e feche a porta para evitar que o aroma saia. Entre na banheira e desfrute do momento, fazendo uma respiração lenta e relaxante. O óleo vai manter-se à superfície da água e vai cobrir toda a sua pele hidratando-a. O óleo vai evaporando durante uns 15 minutos. E depois relaxe o resto do dia. Se tiver ainda alguma actividade por fazer então procure usar o Óleo Corporal Multivitaminico. Se quiser para o Stress então use o Óleo de Ilangue-Ilangue, que é excelente para a pressão sanguínea e ritmo Cardíaco. Se quiser companhia, então meta Pétalas de Rosa e um óleo do perfume ou do creme favorito do seu/sua parceiro/a, e torne o momento único e viva o Amor, dentro da banheira ou num jacuzzi, já pensou nessa experiência?

Seja criativo e viva os momentos do melhor modo possível, porque o dia em que não sorri, é o seu pior dia.

O importante é fazer sempre algo de novo que até hoje, ainda não tenha feito, porque só assim poderá vencer na sua vida. Se for preciso mude de região, mude de casa, mude de país e a sua cultura e experimente novas emoções e novas experiências, como de alimentação, porque muitas das vezes a nossa alimentação é que nos faz ficar com alguns problemas de saúde. Enquanto se fizer uma alimentação leve, mas nutritiva e equilibrada, acabará por se sentir melhor dia após dia. Tente fazer algumas que aqui lhe deixei logo no inicio do Blog, como bebidas sem alcóol.

Lembre-se crie uma receita e meta os seus 10 processos que vai fazer:

1 – Viva Momentos de " não fazer nada" para viver o seu presente;
2 - "sinta" primeiro, faça depois;
3 – liberte-se e respire ar puro;
4 – faça desafios para se estimular e para estimular a sua mente;
5 - acorde contente e sorria imenso, só porque começou um novo dia;
6 - dinheiro, dinheiro e dinheiro, não pense assim, que ele pode torná-lo escravo;
7 – sinta a sua ligação com a energia amorosa que sustenta e crie o seu Universo;
8 - seja verdadeira consigo, porque só sendo fiel a si, conseguirá ser fiel com o próximo sem nenhum problema;
9 - viva intencionalmente;
10 - tenha consciência de todas as suas escolhas e sorria sempre quando vai a caminhar sozinho, porque um mero sorriso, muda vida de muitas pessoas, que o olham.

Desperte e Avance Sorridente e Confiante Consigo Mesmo, porque Agora é Sua Vez!

Lénia Teixeira- a autora deste blog 4h18 28.10.09



Bem, hoje termino, por aqui espero que tenha gostado do que lhe disse e não se esqueça, Viva e Crie a sua vida com Estímulos Positivos e Vencedores e Relaxantes, e não viva a rotina, quando pode fazer tanta coisa diferente na sua vida, sendo ela tão curta neste planeta e para viver em baixo de forma, não acha?
Ajude-se, antes de mais a si mesmo, e ame-se imenso e depois ame o próximo, porque senão não conseguirá levantar a sua cabeça e passar confiança ás outras pessoas que o rodeiam.

(LEGENDA DA IMAGEM:Sorria como este macaco e faça macacadas como ele faz, com quem você ama e com os seus amigos, mas sem maldade mas com muita doçura e simpatia, porque ser-se macaco por alguns momentos, só lhe fará bem a si e à sua saúde e a quem o rodeia)



Lembre-se, que se não fizer nada por si e, para vencer nesta vida, as outras pessoas por mais que o estimulem, não poderão fazer por si as suas obrigações, os seus deveres e a sua vida.

Seja fiel a si mesmo e se cair, levante-se logo,, que a vida é uma caminho bem longo para terminar aí parado, sem nada por fazer, mexa-se sempre e sorria quando acordar, e quando for passear, porque é o melhor gesto e o que mais aproxima as pessoas de si, com maior facilidade.


Se ver um pobre, ajude-o, porque todos precisamos de ajuda para vencer na vida e esse gesto é dos mais gratificantes e dos mais nobres, que poderá fazer na sua vida e se sentir logo de manhã bem consigo mesmo, ou ao terminar o seu dia.

Muito Obrigado, por me ajudar a fazer um mundo melhor, conto sempre consigo.




Deixo-vos fotos:
Da quinta da Regaleira, Sintra,
Do Jardim do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras
E da Boca do Inferno, Cascais
Que são lugares que eu adorei, conhecer e não só, irei aí por estes dias.

E imagens para sorrirem e para observarem.

Tenham um óptimo dia de trabalho e sorria não se esqueça.